TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogo

Trabalho Escolar: Projeto Politico Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Em constantes desafios e transformações na sociedade, a educação, focada na qualidade de uma prática social, pode contribuir para a democratização da sociedade brasileira. Evidencia-se, nesse processo, que a busca de qualidade representa o desejo de prestar um serviço eficiente para formar cidadãos capazes de compreender a sociedade em que vivem.

Destaca-se então a importância da criação do Projeto Político Pedagógico (PPP) demanda a inflexão sobre a realidade escolar, que buscam encontrar meios coletivos para solucioná-los. Então, o projeto não pode ser somente das reflexões do diretor e da equipe escolar, mas sim de um amplo debate com a comunidade escolar, impondo à escola uma gestão democrática, promovendo garantia de acesso e permanência com sucesso do aluno na escola, valorização dos profissionais da educação, organização e interação curricular, e o envolvimento de escola, família, comunidade. O PPP é importante para a por ser um documento que diz não à uniformização. Deixou de ser apenas um conjunto de planos e diretrizes e se fez amplo, justamente, por ser projeto, por ser político e por ser pedagógico.

Por ser projeto apresenta propostas, ou seja, é inacabado, inconcluso, dialético. Por ter dimensão política está comprometido com a formação de cidadãos que atuarão individual e coletivamente na sociedade e serão os responsáveis pela construção de seus rumos. E por ser pedagógico possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, permite a organização de atividades e ações educativas necessárias para o ensino e aprendizagem.

A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe deem as condições necessárias para levá-Ia adiante. Para tanto, é importante que se fortaleçam as relações entre escola e sistema de ensino. Buscando a produção de possíveis soluções e estratégias eficientes, capazes de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios, reunir pessoas e recursos para a efetivação desse projeto, para após, colocar em construção e execução. Sendo um instrumento democrático, abrangente e duradouro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com