TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Transporte Escolar

Por:   •  12/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

        TRABALHO FINAL PTE

        Atualmente o governo municipal vem investindo nos programas de ações de políticas públicas, visando de uma maneira geral o bem-estar da sociedade. Sabemos que a escola é o centro das políticas educacionais e das ações governamentais, com isso, alguns recursos são destinados à escola. O fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação visa o investimento dos recursos financeiros nas escolas, obviamente que o FNDE não têm somente este papel, mas também o de propiciar a formação cidadã da comunidade escolar.

        O transporte escolar é um dos programas essenciais, pois proporciona a permanência do educando no estabelecimento de ensino, com a participação do aluno na escola, os outros programas e ações são complementadas e além do mais faz com que o aluno acompanhe o desenvolvimento da aula, ampliando os seus conhecimentos para futuros estudos e para uma boa formação até mesmo para o ingresso no mercado de trabalho.

        Em nosso município (Figueira) encontra-se  um número relevante de ônibus oferecidos aos alunos da rede pública de ensino.

        Por ser direito de nossos alunos os acessos a escola, deve-se também oferecer condições para que este direito seja assegurado.

        As condições do Pnate vem melhorando consideravelmente em nosso município os recursos disponibilizados e estão sendo empregados com mais responsabilidade e coerência de acordo com a necessidade do alunado.

        O principal problema encontrado em nossa cidade, é a falta de informação quanto ao programa, não divulgado por isso, não se tem acesso ás informações que realmente interessa. Na perspectiva de ampliar o conhecimento sobre as condições do transporte escolar, observar como e dá ênfase a situação descrita na legislação em contradição com a realidade vivenciada em nossos municípios.

        Diante da realidade apresentada em nosso município, é possível ressaltar o interesse em oferecer melhores condições de transporte para nossos alunos que já são tão castigados pela distância da escola, visto que os recursos do Pnate estão sendo empregados na aquisição de novos ônibus, e aluguel de carros de passeio para melhor atender as necessidades dos alunos.

        Para melhorar ainda mais as condições de acesso ao Pnate, seria de fundamental importância que os passos para o cumprimento desse direito e o emprego dos recursos fossem ampliado para o conhecimento de todos interessados desse programa.

 Sônia Franco de Lima Marques

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com