TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Escolar

Monografias: Transporte Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  1.242 Visualizações

Página 1 de 2

2.7 Transporte Escolar

Uma das principais causas que levam os alunos a faltarem às aulas e mesmo abandonarem a escola é a dificuldade de chegar até o colégio, por isso as ações que tem em vista à melhoria das condições do transporte escolar são relevantes para o aprendizado dos alunos que o fazem uso, contribuindo para o desenvolvimento da educação nacional.

Para Paulus, Walter (2010 pg. 143) “o transporte escolar complementa o direito ao ensino público, pois efetivamente possibilita o acesso, bem como a permanência do educando no ambiente escolar.”

A Cartilha do Transporte Escolar de 2005 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira assegura que o transporte escolar é:

• Um direito dos alunos que estudam longe de suas casas. Os alunos que moram no campo (áreas rurais) têm o mesmo direito ao transporte que os alunos que moram nas cidades (áreas urbanas).

• Eficiente e seguro, se todas as normas forem obedecidas;

• Prioridade para atender as crianças que estudam da 1ª a 8ª série do ensino fundamental;

• Responsabilidade dos Estados e Municípios;

• Realizado por veículos próprios ou alugados pelos governos estaduais e prefeituras e por meio de passes escolares fornecidos ara os alunos. (Cartilha do Transporte Escolar de 2005)

Segundo Naganuma em seu artigo publicado em 16/02

O transporte escolar beneficia milhares de alunos em todo o território nacional através dos estados e municípios que arcam com as despesas que tem a participação do Governo Federal através do Ministério da Educação. O transporte pode ser feito por meio de veículos próprios dos estados e municípios ou mesmo serem terceirizados pelo poder público que por sua vez, fornecem passes escolares para que o deslocamento seja feito pelo transporte público local.( Naganuma 16/02)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com