TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Escolar

Artigos Científicos: Transporte Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  3.786 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMA TRANSPORTE ESCOLAR

TUTORA: GLÁUCIA

ALUNA: ANA MARIA LIMA LEITE

O transporte escolar é um programa importante, para todos aos alunos da escola pública, mas é ainda mais essencial para aquele aluno que vive na zona rural, pois proporciona a esse aluno o acesso e a permanência no estabelecimento de ensino, permitindo que esse aluno amplie seus conhecimentos, compartilhe seus saberes enriquecendo sua formação e atuação futura com grandes chances de disputa no mercado de trabalho com igualdade de condição em relação ao aluno que mora na cidade.

Atualmente o governo municipal vem investindo nos programas de ação de políticas públicas visando de uma maneira geral o bem estar da sociedade menos favorecida. Considerando que a escola é o centro das políticas educacionais e das ações governamentais e que com isso, alguns recursos são destinados à escola, é de fundamental importância que os nossos governantes se conscientizem que a educação é importante no crescimento da Nação, e que a educação só funciona quando tivermos consciência de importância do desenvolvimento do plano social, político e cultural do nosso povo.

Para incentivar que todos cumpram a Lei, o Governo Federal criou em 2004 o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), pela Lei número 10.880 de 9 de junho, que garante o acesso do aluno ao ensino Obrigatório. Através dessa ajuda financeira aos Estados, Municípios e Distrito Federal, oferece o ensino para todos evitando assim a evasão escolar, embora, segundo a LDB, a responsabilidade de prover recursos para o transporte escolar seja do Estado e dos Municípios. O Governo Federal somente complementa.

No nosso município o Programa não funciona eficientemente. Embora o governo se esforce, tentando amenizar a situação, encontramos uma frota muito pequena, o número de veículos é inferior ao que deveria ser. Muitas vezes o ônibus quebra e não tem outro para substituir, o estado de conservação precária, pois a frota é velha e mal conservada. A segurança dos alunos também não é boa, pois não existem cintos de segurança nos veículos, o marcador de velocidade nem funciona. Para conseguirmos o transporte para levar os alunos numa atividade extra classe tem que ser com muita antecedência para que o agendamento seja feito.

Hoje existe uma pessoa que auxilia o motorista no dia a dia e na organização e segurança dos alunos.

Foi comentado também pelos alunos e responsável que se perde muito tempo pois o motorista precisa conciliar os horários de entrada e saída dos alunos, com isso os alunos que estudam pela manhã ficam esperando o ônibus no horário em que vai levar os alunos da tarde. Muitas das vezes o aluno para não ficar na escola muito tempo sai antes do término das aulas. Tudo isso pela falta de veículos, se tivesse mais de um ônibus fazendo tal rota isso não aconteceria.

O auxílio ao transporte é de fundamental importância, porém todos os cuidados devem ser tomados inclusive com a segurança.

O município de São Pedro da Aldeia vem tentando fazer com que se cumpra a lei, mas infelizmente deixa a desejar. Um exemplo forte é o caso das pessoas que precisam estudar a noite, e por não conseguirem o transporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com