TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadrinhos

Por:   •  2/3/2016  •  Seminário  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

INFORMÁTICA GERENCIAL

FONTES DE ENERGIA

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

JOÃO MONLEVADE - MG

MARÇO DE 2008

FONTES DE ENERGIA

As fontes de energia podem ser convencionais (baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida) ou alternativas (originada como solução para diminuir o impacto ambiental). Estas se dividem em renováveis, extraída de fontes naturais capaz de se regenerar, conseqüentemente inesgotável, e não-renováveis, que se encontra na natureza em quantidades limitadas, que com sua utilização se extingue.

Petróleo

O petróleo, óleo natural fóssil, é o principal insumo energético da sociedade industrializada, usado, majoritariamente (90%), como combustível, mas também presente em diversos produtos, como borracha, plásticos, chiclete, fertilizantes, batom, tintas, entre outros.

Descobriu-se óleo e gás tanto nas regiões terrestres como nas marinhas, em várias bacias sedimentares brasileiras.

Para ser transformado nos combustíveis vendidos aos consumidores, o óleo bruto extraído dos poços passa pela refinaria, onde é submetido a vários processos físicos e químicos, produzindo: nafta, solventes, gasolina, querosenes de aviação, óleo diesel, lubrificantes e parafinas.

A indústria petroquímica é um dos pilares do sistema industrial moderno. Os produtos petroquímicos vêm substituindo com vantagem uma grande quantidade de matérias-primas, como madeira, vidro, algodão, metais, celulose e até mesmo as de origem animal, como lã, couro e marfim.

Gás Natural

O gás natural é o combustível fóssil mais limpo entre os consumidos no mundo. Sua queima emite baixíssimas quantidades de dióxido de enxofre (SO2) e material particulado (resíduos do processo de combustão) presentes na fumaça. Pode ser utilizado em aplicações domésticas, industriais e automotivas, substituindo a gasolina, o álcool e o óleo diesel.

Biocombustíveis

Biodegradáveis e menos poluentes, os biocombustíveis são produzidos a partir de biomassa e derivados de produtos agrícolas, como a cana-de-açúcar, plantas oleaginosas e gordura animal, através da decomposição em curto prazo. Eles podem ser usados isoladamente ou adicionados aos combustíveis convencionais.

O gás metano produzido é usado para gerar energia.

Biodiesel 
Biodiesel é uma denominação genérica para os combustíveis derivados de plantas oleaginosas, como a mamona, a soja, o amendoim e o girassol, entre outras, além de gordura animal. Ele pode ser adicionado ao diesel de origem fóssil, gerando benefícios nas áreas de transporte e geração de energia elétrica.

O biodiesel apresenta muitas vantagens ambientais, entre elas a diminuição das emissões de gás carbônico (CO2), a ausência de enxofre e menor geração de partículas poluentes formadoras da fumaça negra. Para se ter uma idéia, uma tonelada de biodiesel evita a emissão de 2,5 toneladas de CO2 para a atmosfera.

Etanol 
O Brasil é reconhecido mundialmente por seu pioneirismo na introdução de um biocombustível - o etanol (álcool etílico), produzido a partir da cana-de-açúcar - em sua matriz energética.

O país é o responsável pelo maior programa de utilização de combustível renovável no mundo, o Proálcool. Iniciado em 1970, possibilitou a adição de 25% de etanol à gasolina, permitiu a retirada do chumbo e gerando grandes benefícios para o meio ambiente e para a sociedade.

Pelo mundo, muitos países estão desenvolvendo programas de álcool, inclusive os Estados Unidos e países da Europa.

Energia elétrica

A Energia Elétrica é uma das formas de energia de que o homem mais depende e utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte e baixo índice de perda energética durante as conversões. As principais formas de aquisição da energia elétrica são as termelétricas, usinas hidroelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares.

Termelétricas
Nas termelétricas, a geração de eletricidade se dá a partir da conversão da energia de um combustível (gás natural, por exemplo), que é queimado numa caldeira e gera vapor a partir da água dos tubos que revestem suas paredes.

Energia Eólica 

A energia eólica, que utiliza a força dos ventos para gerar eletricidade, é a fonte de energia de maior crescimento no mundo – quase 30% ao ano.

Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. É uma fonte inesgotável e de menor impacto ambiental, uma vez que não utiliza água na produção, nem gera gases poluentes.

É utilizada em larga escala no mundo. Na última década, sua evolução demonstra sua aceitação como fonte geradora, com tendências de crescimento expressivo nas matrizes energéticas dos países que a utilizam. Hoje, existem mais de 30.000 MW de capacidade instalada no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com