TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Sobre As Diferenças Entre A Língua Verbal E Escrita

Pesquisas Acadêmicas: Quadro Sobre As Diferenças Entre A Língua Verbal E Escrita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  526 Visualizações

QUADRO COM AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A LINGUAGEM VERBAL E A ESCRITA

A prática da língua se desenvolve em duas modalidades: verbal e escrita. E embora não sejam excludentes, elas se manifestam com certas características, e por intermédio delas podemos diferenciá-las:

LINGUAGEM VERBAL

Na linguagem oral há uma tendência a informalidade. Quem fala tende a ser espontâneo e há certa agilidade no raciocínio, fazendo com que não haja, muitas vezes, uma preocupação formal e estética no discurso.

Por conter muitas rupturas, a linguagem oral não privilegia o conteúdo e sim a informação. O discurso pode conter vícios de linguagem, repetição, erros (que não podem ser corrigidos), falta de vocabulário (empobrecimento da linguagem), etc..

Ela pode contar com ajuda da entonação da voz, fluência, gestos, pausas, expressão facial/corporal. É preciso que se estabeleça um contato direto entre as partes: alguém que fale e alguém que escute LINGUAGEM ESCRITA

A língua escrita é um sistema rígido e disciplinado. O texto priva por uma elaboração mais trabalhada, com conteúdo, forma, sentido e de acordo com suas regras.Há sempre preocupação com a excelência do texto, necessidade de revisão e correção. Não há necessidade de contato direto com o leitor, porém há necessidade de coerência com o texto, de continuidade, uma seqüência de pensamento para que a mensagem seja clara, compreensível. O autor pode corrigir o texto, adicionar palavras, suprimir frases e modificá-lo tanto quanto achar necessário, portanto demanda um tempo maior para elaboração.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com