TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as funções dos músculos?

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.536 Palavras (15 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 15

1- Quais as funções dos músculos?

Os músculos são órgãos que possuem a propriedade de se contraírem e relaxarem, quando estimulados pelo Sistema Nervoso Central (SNC). Eles são elementos ativos do movimento, logo, dentre suas principais funções, não podemos deixar de enfatizar sua capacidade de gerar movimentos de contração e relaxamento e, dessa forma, movimentar as partes do corpo, como os órgãos internos e os membros (superiores e inferiores). Esta tarefa é executada pelos músculos esqueléticos em conjunto e de forma integrada com os ossos e articulações.

Além disso, o músculo também tem enorme importância na manutenção da postura corporal, as posições que assumimos em nosso cotidiano (ficar em pé, sentado, agachado, deitado) dependem muito dos músculos. Tanto os músculos esqueléticos quanto os corporais agem na estabilização do nosso corpo. Esta estabilização é possível graças às contrações.

Na regulação do volume dos órgãos, há uma função realizada pelos esfíncteres de músculos lisos, também muito importantes. São eles que controlam, por exemplo, o refluxo de alimentos do estômago e de urina da bexiga. Isso é possível, pois estes músculos obstruem os canais de saída desses órgãos.

Na movimentação de substâncias o melhor exemplo desta função é a movimentação de sangue dentro do nosso corpo. Ela só é possível graças aos movimentos executados pelo músculo cardíaco, que através da contração e relaxamento consegue bombear sangue pelos vasos sanguíneos. Essa função também ocorre em nosso sistema digestório, quando os músculos lisos ajudam a movimentar o alimento através do trato gastrointestinal.

Já na produção de calor, a função importante é a de manter a temperatura de nosso organismo na temperatura ideal. Quando estamos num local muito gelado e sentimos muito frio, há “tremedeira”, que é uma forma dos músculos esqueléticos produzirem calor e aumentarem a temperatura corporal.

Por último podemos dizer que, juntos com os tendões e ossos, eles são capazes de realizar uma quase infinidade de movimentos diferentes.

2- Quais as diferenças e semelhanças entre os tipos de tecidos musculares?

Para que possamos responder esta pergunta, primeiro é importante saber que, o tecido muscular está dividido em três grupos.

O tecido muscular estriado esquelético forma os músculos que, com os ossos, realizam movimentos do esqueleto. Está presente em maior quantidade no corpo humano e se encontra preso ao nosso esqueleto através dos tendões. É de contração é forte, rápida, descontínua e voluntária. Descontínua quer dizer que após uma contração não ocorre automaticamente outra, o que caracteriza a voluntariedade, ou seja, a contração de um músculo esquelético depende de um comando central, da vontade da pessoa.

O tecido muscular não estriado compõe os músculos de órgãos internos, como o estômago, os intestinos, o útero, a bexiga; é involuntário, sendo responsável pelos movimentos dos mesmos, como o peristaltismo, expulsão de urina e as contrações do parto. Também é encontrado na parede dos vasos sanguíneos, onde ajudam a regular a pressão sanguínea.

O tecido muscular estriado cardíaco constitui o coração; seus movimentos são responsáveis pelos batimentos cardíacos. A contração deste músculo é rápida, forte e involuntária, ou seja, independe da nossa vontade. Portanto, é também contínua, já que uma contração desencadeia outra, e assim sucessivamente.

Ao sabermos suas características, podemos dizer que, além de todas as suas peculiaridades, há algumas semelhanças. A maior delas sem dúvidas é de que todos eles geram movimento.

Vimos também que o músculo estriado cardíaco e o músculo não estriado são involuntários. Podemos também afirmar que cardíacos e esqueléticos tem sua contração rápida, enquanto os músculos lisos são de origem lenta.

3- Os elementos anatômicos dos músculos esqueléticos são:

Basicamente, cinco elementos o fazem.

O Ventre Muscular é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo (porção carnosa, avermelhada).

O Tendão é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. Possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros.

A Aponeurose é uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares. Geralmente apresenta-se em forma de lâminas ou leques.

As Bainhas Tendíneas são estruturas que formam pontes ou túneis entre as superfícies ósseas sobre as quais deslizam os tendões. Sua função é conter o tendão, permitindo-lhe um deslizamento fácil.

Por último, as Bolsas Sinoviais que são encontradas entre os músculos ou entre um músculo e um osso. São pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular.

4- Onde podemos encontrar os tendões e as aponeuroses?

Encontramos os tendões em todo e qualquer músculo que seja de origem estriada, enquanto a aponeurose está tanto no estriado quanto no liso e ainda na ligação músculo-tendão.

5- O que é a ORIGEM e a INSERÇÃO muscular?

As fixações musculares são descritas como origem e inserção.

A origem quase sempre é compreendida como a extremidade proximal do músculo, a qual permanece fixa durante a contração que chamamos então de ponto fixo. A inserção é a extremidade distal do músculo que se movimenta durante a contração, chamada de ponto móvel.

6- O que é a ação muscular? Cite um exemplo.

A ação muscular é tudo aquilo que determina os movimentos do corpo humano. Há três tipos delas; as concêntricas, as excêntricas e as isométricas. Um bom exemplo a ser citado é a ação excêntrica.

Ela é exatamente o oposto da ação concêntrica. Lá os músculos ficam encurtados e o ângulo articular diminui. Aqui, os músculos são alongados e, portanto, o ângulo formado pela articulação aumenta o grau; quando estendemos o braço, por exemplo.

7- Quem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com