TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais os principais tipos de memória?

Por:   •  29/2/2016  •  Abstract  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Quais os principais tipos de memória? Exemplifique-as.

Memória principal são memórias que o processador precisa acessar para enviar os dados, sendo que em muitos casos sem essas memórias o processador pode simplesmente não funcionar. Alguns exemplos de memória principal são: memórias RAM e memórias Cache.

A memória secundária são as memórias de armazenamento. Elas servem para guardar as informações permanentemente. Ou seja, somente perdem informações quando são formatadas, tem arquivos excluídos ou danificados. Exemplo de memórias secundárias é: discos rígidos, cartões de memória, pendrives, HDs externos, etc.

  1. Quais as principais mídias de armazenamento secundário? Qual a tendência de evolução das mesmas? 

Existem em quatro categorias principais; magnética, óptica, magneto-óptica, e de estado sólido.

A evolução se da em dispositivos modernos que requerem conteúdos de altíssima qualidade que por sua vez também necessitam de uma grande quantidade de espaço e armazenamento, com é o caso de filmes em HQ ( High Quality ) que consomem em média 4x mais espaço que um filme normal de resolução 720x480 chegando a mais de 1900x1080.

  1. Cite dois elementos de hardware e um de software que influenciam na velocidade do computador, explicando como se dá essa influência.

Velocidade de um computador se define em três parte, placa mãe & processador, memória, Hd. Os que mais influenciam a velocidade de seu computador são clock do processador e quantidade de memória RAM. O disco rígido também tem sua influência no caso, a velocidade de rotação do HD seria mais importante que seu tamanho.

  1. Você aprendeu que todos os projetos de computadores atuais são fundamentados nos conceitos desenvolvidos pelo matemático Von Neumann. Explique o funcionamento deste modelo.

John Von Neumann é conhecido principalmente por ter formalizado o projeto lógico de um computador. Em sua proposta, sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. Até então elas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma. Armazená-las na memória, para então executá-las, tornaria o computador mais rápido, já que, no momento da execução, as instruções seriam obtidas com rapidez eletrônica. A maioria dos computadores de hoje em dia segue ainda o modelo proposto por Von Neumann.

Esse modelo define um computador sequencial digital em que o processamento das informações é feito passo a passo, caracterizando um comportamento determinístico (ou seja, os mesmos dados de entrada produzem sempre a mesma resposta).

  1. Converta, em bases binárias e hexadecimal, os números em decimal correspondentes à sua idade e ao seu ano de nascimento.

Idade: 39                                           Ano: 1976

Binário: 100111                                11110111000

Hexadecimal: 27                                7B8

  1. O que é um barramento? Como eles são classificados?

Praticamente todos os componentes de um computador, como processadores, memórias, placas de vídeo e diversos outros, são conectados à placa-mãe a partir do que chamamos de barramento. Há barramentos específicos para praticamente todos os componentes conectados ao sistema, geralmente em siglas muito conhecidas pelos usuários, mas que não são atreladas diretamente à função que realizam.

Barramento de dados – como o próprio nome já deixa a entender, é por este tipo de barramento que ocorre as trocas de dados no computador, tanto enviados quanto recebidos.

Barramento de endereços – indica o local onde os processos devem ser extraídos e para onde devem ser enviados após o processamento.

Barramento de controle – atua como um regulador das outras funções, podendo limitá-las ou expandi-las em razão de sua demanda.

  1. Cite os principais parâmetros de seleção de uma memória auxiliar do tipo disco magnético.

Polaridades opostas se atraem, e polaridades idênticas se repelem. Dispositivos de armazenamento magnéticos usam estes dois estados magnéticos para registrar dados em um disco ou fita. Quando um disco gira ou uma fita se move, sinais elétricos nas cabeças read/write do drive mudam a polaridade de partículas magnéticas minúsculas na superfície magnética da mídia para registrar 0s e 1s. Quando você recobra um arquivo, o efeito é invertido. A polaridade da mídia induz uma corrente elétrica imediatamente abaixo da cabeça de read/write na cabeça de read/write que é transmitida ao computador na forma de 0s e 1s.

  1. Quais as vantagens de utilizar a memória virtual?

Memória virtual é um arquivo em disco rígido que funciona como extensão à memória RAM, ou seja, sempre que o sistema operacional precisa de mais memória que a disponível na RAM, utiliza a memória virtual. A desvantagem desse processo é que é muito mais lento acessar um arquivo em disco do que na memória. Se essa mensagem aparece com frequência, uma solução pode ser aumentar a memória RAM. Se é utilizado muitos programas gráficos, como Corel, ou AutoCAD, o ideal é ter pelo menos 256 MB. Além disso, o HD tem que ter bastante espaço livre, pelo menos 1 GB, para que o arquivo possa crescer conforme a necessidade.

  1. Para que serve a memória cache?

Ela guarda alguns dados mais importantes, e usados mais frequentemente, ou por determinados programas, quando são executados. Sem esta memória, o desempenho dos computadores atuais cairia em mais de 95%, devido à limitação de velocidade da memória RAM. Estes dados importantes, e se fosse necessária a memória RAM para passar estes dados repetidas vezes, o processador iria ficar muito tempo esperando os dados chegarem, e não usaria sua capacidade total.

  1. Qual a diferença existente entre interface serial e a interface paralela?

O termo interface significa o meio de comunicação entre duas partes do sistema, como por exemplo, entre o disquete e o microcomputador; o teclado e o micro; o micro e a impressora; o micro e o monitor de vídeo; etc.
O modo como os bits de informação são transmitidos pode ser serial ou paralelo. Na interface serial, os bits são transmitidos serialmente ou em sequência, ou seja, os dados são enviados um bit de cada vez, um após o outro. Na interface paralela, os bits de dados são enviados em paralelo, ou seja, é enviado um grupo de bits de uma única vez (normalmente são enviados 8 bits simultaneamente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com