TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida no trabalho dos funcionários públicos

Projeto de pesquisa: Qualidade de vida no trabalho dos funcionários públicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O tema trata essa pesquisa é a Qualidade de Vida no Trabalho dos funcionários públicos. A qualidade de vida entra no universo empresarial como um instrumento por meio do qual se busca dar mais satisfação ás pessoas em suas condições de trabalho. Assim podendo entender e identificar como o setor publico trata a qualidade de vida de seus funcionários.

Na qualidade de vida do funcionário público, objetiva compreender se na esfera pública é possível construir um novo sentido para a qualidade de vida que se aproxime de um compromisso com a coletividade e com a vida, assim compreender como o setor público age com seus funcionários.

Observar compreender o que é qualidade de vida sob a ótica do funcionário público; e verificar que percepções ele possui acerca de sua própria qualidade de vida.

O trabalho pretende apresentar artigo bibliográfico, exploratório ,qualitativo e documental com base em livros, revistas e artigos acadêmicos. os

Essa pesquisa entra em questão por se tratar de um assunto interessante, para analisar métodos, assim entendendo melhor sobre o setor publico e seu funcionamento diante dos funcionários.

REFERENCIAL TEORICO

Levando em conta a importância das pessoas dentro das organizações, antes mesmo de falar de qualidade de vida no trabalho é preciso entender a gestão de pessoas. Desde metade da década de 80 as organizações vêm passando por vários desafios de natureza ambiental e organizacional como a globalização das economias, o desenvolvimento tecnológico, a competitividade acirrada, a evolução das comunicações, entre outros.

A partir daí as empresas começaram a notar que as pessoas constituem o elemento que insere a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões (CHIAVENATO, 2004). A expressão gestão de pessoas hoje é usada para todo relacionamento entre as pessoas e as organizações, e vem ganhando cada vez mais adeptos, já que muitas empresas estão tratando seus empregados realmente como parceiros, incentivando a participação nas decisões e maximizando a utilização dos talentos para alcançar a sinergia ideal para seu desenvolvimento (GIL, 2001).

Para Dutra (2002, p.17) a gestão de pessoas é “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”. MACHADO, Mirian Magnus; BUGMANN, Cristiane Andreia.

Proposta de melhoria na qualidade de vida no trabalho. Portanto, a ideia principal é a conciliação dos interesses dos indivíduos e das organizações, ou seja, ao melhorar a satisfação do trabalhador dentro de seu contexto laboral, melhora-se consequentemente a produtividade.

Também faz-se necessário avaliar, de forma sistemática, a satisfação dos servidores, pois, nesse processo de autoconhecimento, as sondagens de opinião interna são uma importante ferramenta para detectar a percepção dos funcionários sobre os fatores intervenientes na qualidade de vida e na organização do trabalho.

- Conceito de qualidade de vida

Para a Associação Brasileira de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com