TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Érico Veríssimo

Trabalho Escolar: Questões Érico Veríssimo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

1. (UFAM) A respeito do romance Incidente em Antares, de Erico Veríssimo, assinale a alternativa em que personagem e respectiva caracterização NÃO se apresentam de modo correto:

A) Valentina – É a mulher do juiz Quintiliano do Vale. Em determinada noite, ela tem a coragem de afrontar o marido, fumando na sua frente e dizendo-lhe as coisas ruins que de fato pensava dele.

B) Mirabeau da Silva – É o promotor da cidade de Antares. No episódio do coreto, alguns rapazes, devidamente escondidos nas árvores, o ofendem chamando-o de “fresco”.

C) Barcelona - É o apelido do sapateiro Lucas Faia. No episódio do coreto, em que os mortos afrontam os vivos, é ele quem revela as escusas articulações políticas de Tibério Vacariano.

D) Dona Quitéria (ou Dona Quita) – Matriarca do clã dos Campolargos, é um dos mortos que caminha do cemitério ao centro da cidade. Amiga de Tibério Vacariano, com ele conversava sobre política.

E) Dr. Lázaro Bertioga – É um dos dois médicos de Antares. Embora sinta remorsos, assina um falso atestado de óbito, a fim de que ninguém descobrisse que João Paz fora assassinado na delegacia de polícia.

2. (UFAM) Leia as afirmativas abaixo, feitas a propósito do enredo do romance Incidente em Antares:

I. A mulher de Egom Sturm, temendo ser perseguida, atravessa a fronteira pelo rio Uruguai, indo se exilar em Buenos Aires.

II. Em conseqüência de uma greve dos trabalhadores de Antares, à qual aderiram os coveiros, sete mortos não puderam ser sepultados e foram deixados do lado de fora dos muros do cemitério.

III. Para honrar a memória de Pudim de Cachaça, o seu amigo Alambique revela aos jornalistas de Porto Alegre o que de fato acontecera e, por isso, veio a ser assassinado na calada da noite.

IV. A primeira parte do romance traça um painel histórico da cidade de Antares, mostrando a formação dos clãs que a dominariam e disputariam o poder sem quaisquer escrúpulos.

Estão corretas:

A) apenas II e III

B) I, II e III

C) I, III e IV

D) apenas II e IV

E) apenas I e IV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com