TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quincas Borba

Dissertações: Quincas Borba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 6

1- Organizar um quadro histórico do contexto brasileiro descrito por Machado de Assis;

O Brasil machadiano tinha sua economia de base agrária, os latifundiários detinham não apenas o poder econômico como o poder político. Foi nessa mesma época que ocorreu a criação do Banco do Brasil. Destacava-se o progresso tecnológico e da infra-instrutora, com a inauguração da primeira estrada de ferro, do telégrafo e o aparecimento da luz elétrica. A estrutura sociológica também passava por transformações drásticas. A Abolição da escravatura, vale ressaltar que o Brasil foi o ultimo país que aderiu a abolição, a expulsão dos maçons da irmandade religiosa da Igreja e a Guerra do Paraguai, abalaram a estrutura militar do regime monárquico, o Brasil inauguraria um novo cenário político: a República.

“Quincas Borba”, publicado originalmente em folhetim no ano de 1891, cronologicamente e didaticamente situado no estilo realista, documenta a vivência das camadas sociais, o jogo de interesses e as mazelas psíquicas daqueles que buscam, a qualquer preço, a ascensão social. O romance ocorre entre o final do Segundo Reinado e o início da Primeira República. A burguesia brasileira é a representação descrita da falsa sociedade. Machado desvela a ambição, a avareza, as hipocrisias reinantes na antiga capital brasileira, centro nevrálgico dos acontecimentos mais críticos e decisivos do ingresso do país na modernidade. Apresenta um Brasil estagnado e defasado pela morosidade e pela corrupção reinante naquela falsa sociedade.

2- Caracterizar

Quincas Borba – Filósofo tido como louco. É adepto da doutrina do humanitismo que diz ser ele o criador. Torna-se amigo do ex-professor Rubião. Como forma de agradecimento por este lhe ter dedicado cuidados como enfermeiro, deixa-o como herdeiro de sua fortuna desde que cuide do seu fiel cachorro que tem o mesmo nome do dono.

Pedro Rubião de Alvarenga – Ex-professor que ensinava na escola primária em Barbacena, interior de Minas Gerais. De origem humilde, muda de vida radicalmente quando conhece Quincas Borba, tornando-se seu herdeiro. Mostra descontrole sobre a fortuna, além de se mostrar ingênuo e ser enganado por algumas pessoas que se aproximam dele por causa de sua fortuna. Apaixona-se pela mulher de seu mais novo amigo e sócio, Cristiano Palha. Após perder sua herança volta para Barbacena e morre como louco.

Cristiano de Almeida Palha – Conheceu Rubião numa viagem e imediatamente tornou-se seu amigo íntimo. Esperto e desonesto, procura explorar a ingenuidade do novo amigo e se torna até gestor de sua herança. É a figura do canalha bem-sucedido, que aplica golpes junto com sua esposa. Ele tinha uma persuasão incisiva e interesseira na sua lábia, como todo caricato capitalista:

Sofia – Mulher de Cristiano Palha. É cobiçada por Rubião e por outros homens devido a sua beleza. Mostra-se atenciosa e carinhosa com Rubião, a mando do marido, mas ao mesmo tempo, rejeita-o. O perfil de Sofia se define assim: vaidosa, orgulhosa, cautelosa, ambiciosa, sedutora, sensual, dissimulada, narcisista. Sofia é o símbolo da personagem feminina em Machado de Assis. Sofia não desejava ser possuída, desejava ser desejada. Seduzia, através de suas técnicas, as vitimas que o casal escolhia sem jamais chegar ao adultério.

Carlos Maria - amigo do casal Sofia e Palha tornam-se também amigo de Rubião. É um rapaz jovem com razoável condição financeira, narcisista e prepotente, caricatura do conquistador de frases feitas.

Maria Benedita - prima de Sofia, que vem da roça para ser educada como umadamapor Sofia que o faz de maneira magistral, tímida, pacata, trivial, passiva e de personalidade fraca, com grande devoção religiosa, ela é o símbolo da mulher subserviente, da qual Machado de apropria para criticar a educação voltada para o casamento.

3- Explique a seguinte frase: “Ao vencedor as batatas”.

No livro de Machado de Assis, a frase acima mencionada por Quincas Borba refere-se à história de duas tribos famintas que precisam travar uma batalha após conseguirem galgar a outra vertente da montanha para alcançar as batatas. Ocorre que se a divisão das batatas fosse feita em paz, não nutriria suficientemente todas das pessoas das duas tribos. Eles então se enfrentam e uma das tribos extermina a outra ficando com todas as batatas. Existe uma grande semelhança deste contexto com o capitalismo, visto que quem sobrevive e ganha as batalhas são sempre os mais fortes.

4- Como o interesse financeiro determina as relações pessoais?

Rubião era um ex-professor pobre e ingênuo que depois de tornar-se capitalista fica fascinado com a situação de riqueza necessitando de conselhos sobre o que fazer com seus bens. Na estação Vassouras, Rubião encontra Palha e Sofia, uma casal os quais se tornam seus amigos. Porém o interesse do casal em Rubião é apenas financeiro, visto que Palha é um homem capitalista e muito ambicioso. Como Rubião é muito solitário, se encanta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com