TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  30/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.436 Palavras (14 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

        

DANIELE OLIVEIRA VIEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO

        

LAGARTO- SE

2018

DANIELE OLIVEIRA VIEIRA [pic 1]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO

Relatório apresentado à disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de FÍSICA III, como requisito parcial de avaliação do Curso de Licenciatura em FÍSICA  da Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Profª Orientadora: MÁRCIA REGINA PEREIRA ATTIE

LAGARTO - SE

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 ESCOLA        4

2.1 Caracterização da escola        5

2.2 Caracterização do grupo de alunos        6

3 PROJETO DE ENSINO        6

3.1. Apresentação        6

3.2 Conteúdos        7

3.3 Objetivos        7

3.4 Referencial teórico        7

3.5 Metodologia        8

3.6 Recursos        8

3.7        Avaliação        8

3.8 Referências        8

4. PLANEJAMENTO DAS AULAS        9

DIÁRIO DE CAMPO...................................................................................................................................13

6 CONSIDERAÇOES FINAIS        14

7 REFERÊNCIAS        15

1 INTRODUÇÃO         

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio III do curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal de Sergipe, modalidade á distância sendo uma disciplina obrigatória. O Estágio foi realizado no Colégio Estadual DOM MÁRIO RINO SIVIERI, situado na rodovia Lourival Batista S/N , o estágio supervisionado III teve início no dia 16/10/2017 e término dia 10/12/2017 totalizando 26 horas/aulas.

Iniciei o estágio supervisionado III observando a turma em atividades, durante as primeiras aula de estágio e a partir de uma análise minuciosa comecei a preparar os planos de aula a serem trabalhados no período de docência. O estágio tem como orientadora a professora Rejane Batista , o tema escolhido para ser desenvolvido durante a prática de docência foi eletricidade considerando um assunto bem amplo e que instigue a curiosidade do aluno conforme planejamento do professor regente da turma, será este o conteúdo que deverá ser ministrado no momento da aplicação do meu projeto de ensino.

      A Física  proveniente dos livros didáticos com uma visão mecânica e robótica limita aos estudantes ter noção das diversas formas de resolver um problema e associar a informação e transforma-la no conhecimento garantindo a aprendizagem significativa.Os conteúdos são apresentados de forma constante o que distancia o objetivo que o aluno perceba a importante relação da matemática com o cotidiano em todas as vertentes. Os problemas apresentados nos livros são simples, e precisam de uma metodologia que favoreçam esse mecanismo já que é um dos motivos peculiares que a disciplina e difícil de ser atendida e rejeitada pela maioria já que o foco é o conteúdo programático ,vale ressaltar que são os problemas que o aluno percebe a importância de cada conteúdo.

     Porém trabalhar a física  com a resolução de problemas  não e simples já que exige um pouco a mais de planejamento considerado para a maioria dos professores uma exigência maior no âmbito de conhecimento e articulação de informações e o plano de aula requerem tempo e o professor muitas vezes não tem dedicação exclusiva para melhorar as condições de vida.

2 ESCOLA

Neste tópico apresento os dados coletados durante o período de observação e semidocência, que se referem à organização, estrutura e organização didática e de ensino da escola.

2.1 Caracterização da escola

        

A Escola estadual DOM MARIO RINO SIVIERI  de ensino Fundamental e ensino médio faz parte da rede estadual  do Ensino público, que fica localizada no povoado Vila de Samambaia Município de Lagarto-SE. Seu funcionamento apresenta-se de 3 turnos manhã, tarde e noite, pela manhã e tarde funciona o fundamental I e II e a noite  para o funcionamento do ensino Médio.

A estrutura física da escola é ampla, onde possuem 11 salas de aula, dessas salas o anexo utiliza apenas de 7 salas, sendo 3 turmas do 1°ano, 2 turmas do 2° ano e 2 turmas do 3° ano a sala possui de 30 á 42 alunos por turmas. As salas têm piso normal, os ventiladores estão em péssimas condições alguns nem funcionam mais, as cadeiras a maioria se encontra em mal estado de conservação quebrado. A escola ainda possui sala de vídeo que vem a ser bem equipada, a escola possui uma quadra em estado de calamidade por isso não é utilizado ,necessita também de uma gestão democrática e atuante com o objetivo de progresso da escola.  A cantina da escola é pequena e às vezes o programa estadual vigora em relação à merenda escolar por vezes não passa de teoria.

          O papel da escola é refletir   as relações  da sociedade, convivendo e adequando  com questões de gêneros, saúde pública, mercado de trabalho como conhecimento que são transformados em informação. Construir um diálogo reflexivo, permitindo que questões que permeiam o dia a dia possam encontrar soluções viáveis no ambiente escolar. A escola do referido estágio  compõe diferentes classes sociais, contudo, a escola organiza um espaço democrático de convivência já que o histórico de conflitos são mínimos.  O corpo discente é formado por jovens na faixa etária compreendida entre 14 e 24 anos, nos cursos do ensino fundamental e no Ensino Médio Regular e EJA, matriculam-se adultos até 55 anos que retomam seus estudos em busca de aperfeiçoamento profissional e melhoria nas condições de trabalho e salário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com