TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: LIVRO "PROFESSORA SIM, TIA NÃO"

Por:   •  2/9/2013  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  11.462 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha : PROFESSORA SIM, TIA NAO

Autor: Paulo Freire

Paulo Freire possui uma característica de fazer com que o leitor reflita sobre o que esta lendo e traga as suas ações.

Neste texto ele mostra:

● A Valorização PROFESSORA NO PROFISSIONAL;

● Papel da PROFESSORA e sua importância na sociedade;

* PROFESSORA E TIA SAO DOIS PAPEIS DISTINTOS:

PROFESSORA e um ser profissional de responsabilidade, com formação acadêmica, e deve estar preparada para ensinar. Não existe ensinar sem aprender.

TIA trata apenas de um relacionamento de parentesco, sendo outro tipo de responsabilidade e comportamento. Entende-se por tia “boas moças”, que não brigam.

O autor não visa menosprezar a condição de tia, mas sim valorizar a tarefa de professor como profissional porque ensinar e uma profissão que envolve muitos estudos e conhecimento. Ele chama atenção quando diz que professoras são também aprendizes porque enquanto ensina também se aprende e que as mesmas devem se definir como PROFESSORAS e deixar o cômodo papel de “TIA” e assumir-se como verdadeira profissional da Educação.

A figura da professora se tornou escura e desmerecida pela sociedade, sendo uma profissão considerada por muitos com o sem importância que pode ser desempenhada por qualquer um ou um trabalho que alguém escolheu porque não teve outra opção e se viu obrigada a “ lidar com crianças.”

O autor defende que professora seja critica e lute por seus direitos.

Professora tem que se posicionar politicamente e eticamente na sua função de ensinar, em qualquer que seja o sistema educacional vigente.

E que aprendizagem deve acontecer naturalmente, sem imposições nem ritmo pré-estabelecido. Sem não levarmos isso em conta, dificilmente chegaremos a ser um bom profissional na educação.

Fica ainda mais demonstrado que para se conseguir chegar a ser uma boa professora da educação o que se deve possuir e mais que vocação.Ser professora implica em responsabilidade, amor, carinho, compromisso, pesquisa e ação.

Mesmo diante de condições precárias de trabalho e formação.

A certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz que aprendeu com você e pelo que ensinou, professora sempre será um modelo a ser seguido por isso temos que sempre ter humildade, amorosidade, coragem , tolerância, decisão, segurança e paciência, claro que essas qualidades vamos tentando adquirir com o tempo, porque temos que ter em mente que somos formadores de opinião e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com