TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISOR DE TEXTO

Artigos Científicos: REVISOR DE TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Revisor de Textos

Princípios de uma boa revisão de texto / Do que necessita um bom revisor

• Conhecer muito bem a gramática e a ortografia, incluindo as modificações presentes no novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

• Dominar a sintaxe; ter, enfim, noções claras de como as palavras se articulam e um texto se estrutura.

• Dominar a pontuação e ter boas noções de ritmo de leitura.

• Ter ciência da importância da padronização ou normatização, como no caso dos textos acadêmicos que seguem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).*

• Respeitar o estilo do autor ou o tipo de texto, desde que não impliquem em grandes prejuízos ao entendimento do conteúdo.

• Não se limitar a fazer alterações ou correções, mas igualmente dar sugestões, alertas ou recomendações para tornar o texto melhor, os quais poderão ser seguidos ou não pelo autor, tradutor ou contratante.

• Estar disposto não apenas a servir a quem o contrata, mas também a aprender com ele, visto que nunca se tem o domínio completo da língua – sempre em movimento e evolução – e dos conhecimentos que ela pode abarcar.

• Ter como qualidades fundamentais: atenção/concentração, discernimento, bom senso, humildade para admitir eventuais erros e tenacidade para combatê-los e evitar que se repitam.

• E, já que falamos em bom senso, não se ater às regras, sejam elas as da própria língua ou as de quaisquer convenções, mas primar por preservar ou aperfeiçoar a clareza e a elegência do texto, bem como a relevância de seu conteúdo.

* Nossos serviços de revisão não incluem, a priori, a formatação ou diagramação dos arquivos. Fazemos a revisão, segundo os padrões da ABNT, apenas de elementos eminentemente textuais, como citações e referências bibliográficas. Serviços de formatação são orçados à parte.

O trabalho do revisor de texto profissional

Garantir que um documento escrito esteja claro nem sempre é óbvio. Muitas vezes, as ideias são boas, mas aparecem mal formuladas. É aí que entra o revisor de texto, para garantir a clareza das ideias expostas.

Além disso, o trabalho deste profissional pode garantir a coerência na construção de um documento, através de sugestões de acordo com o conteúdo do que foi escrito.

A grande qualidade de um bom revisor de texto profissional é o respeito ao estilo de quem elaborou o texto – seja o mesmo um trabalho acadêmico, um projeto, um fôlder ou um manual.

O revisor de texto profissional deve levar em conta a correção ortográfica e a coerência, mas jamais modificar as características, a maneira de expressar-se de um autor.

Além da correta escrita das palavras e da boa estruturação textual, deve-se ponderar o contexto de quem escreveu, o conteúdo escrito e a quem se dirige o texto.

O Revisor de texto é hoje uma figura cada vez mais rara nas empresas de comunicação, que comumente o substituem por ferramentas virtuais conhecidas como corretores de texto ou ortográficos, mas estas estão muito longe de preencher a lacuna deixada pela ausência deste profissional.

O praticante deste ofício não realiza apenas uma mecânica correção gramatical, mas sim uma completa intervenção no texto a ser aperfeiçoado. O revisor pode transformar desde meras palavras aqui e ali, até parágrafos inteiros, editando-os ou enriquecendo-os com a inserção de novos vocábulos.

Nas redações ou nas editoras ele trabalha conjuntamente com os profissionais responsáveis pela publicação dos textos revisados. É importante para o bom revisor e seus coordenadores verificarem não apenas a gramática, mas também a coerência discursiva, para que os escritos não se tornem confusos para o leitor.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com