TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE, ECONOMIA E MODELO DE GESTÃO.

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos para as disciplinas: Sistema de Informação, Ética, Política e Sociedade, Economia e Modelo de Gestão.

Professores: Henrry T. Nonaka, Márcia Bastos, Joenice L. Santos e Mônica Maria Silva.

Maceió - AL

2014

INTRODUÇÃO

A produção textual a seguir, fará um Diagnótico Organizacional do grupo Walmart, falando um pouco do seu crescimento e citando o diagnóstico estrutural do mesmo.

Em apenas 55 anos, foi possível construir a maior corporação do planeta. No Walmart, altos executivos trabalham em escritórios sem janelas. Ninguém viaja na classe executiva e os quartos dos hotéis são sempre compartilhados.

Diagnóstico Organizacional

O Wal-Mart chegou ao Brasil em 1995, com a abertura do SAM'S CLUB - uma espécie de clube de descontos onde o usuário precisa se tornar membro para poder comprar - em São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. Hoje a rede ocupa a terceira posição do Ranking ABRAS de supermercados e faz concorrência direta com o francês Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar. São nove bandeiras em todo Brasil: Wal-Mart Supercenter, SAM'S CLUB, Todo Dia, Bompreço, Hiper Bompreço, Nacional, Mercadorama, Hipermercado Big e Maxxi Atacado.

O Wal-Mart funciona para a economia global como uma versão real da teórica "mão invisível" que regula o mercado, postulada pelo economista escocês Adam Smith. Tamanho é o conhecimento dos consumidores e dos mais de 60 000 fornecedores dispersos por 70 países -- todas as vendas são registradas na maior base de dados civil do mundo, cujas informações encheriam 124 000 DVDs --, que a empresa atua como uma enorme bolsa de mercadorias ao casar a oferta com a demanda para estabelecer seus preços. A tentativa constante de reduzi-los, nas árduas negociações que exasperam os fornecedores, tem tido um impacto brutal na maior economia do planeta. O presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, considera o varejista um dos maiores responsáveis pela baixa inflação americana. Especialistas atribuem à ação do Wal-Mart uma economia superior a 100 bilhões de dólares para o consumidor local só em 2004. Outro impacto econômico é a eficiência que a empresa imprime ao varejo americano. De acordo com um estudo do McKinsey Global Institute, podem ser creditados ao Wal-Mart cerca de 12% do espetacular salto de produtividade vivido nos Estados Unidos durante a década de 90. É bom repetir: só o Wal-Mart foi responsável por um oitavo do aumento da produtividade de toda a economia americana.

Os símbolos da cultura Wal-Mart

• Todos os funcionários entoam o grito de guerra da empresa mesmo que morram de vergonha

• Quem trabalha no Wal-Mart tem de sorrir e dirigir a palavra a qualquer um que esteja a pelo menos 3 metros de distância

• Sam Walton encorajava seus executivos a ir à sede da empresa aos sábados para uma reunião com suas famílias hábito que se mantém até hoje

• O Wal-Mart nutre antipatia visceral por sindicatos

• Qualquer funcionário pode se queixar dos chefes aos executivos do escalão superior

• Os escritórios da empresa e as roupas usadas pelos funcionários são simples, espartanos o que ajuda a diminuir os custos

• A cultura do Wal-Mart lembra uma cidadezinha americana, com valores familiares conservadores

• A reunião anual de acionistas, na pacata Bentonville, tem shows de música pop e astros do cinema

Funcionários

Engajar seus 87 mil funcionários e criar condições para que desenvolvam seus talentos é uma das estratégias do Walmart Brasil sintonizada com o desenvolvimento sustentável dos negócios. Para executá-la, a empresa norteia suas ações considerando o respeito ao indivíduo, o que inclui valorização da diversidade e manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e motivadores.

O alinhamento dos empregados às competências fundamentais aos negócios e à cultura corporativa é detectado por meio de Avaliações de Desempenho, promovidas pelas lideranças individualmente e estendidas a 100% do quadro funcional. Anual e revisado semestralmente, o processo envolve o resultado operacional e aspectos comportamentais. As lideranças são orientadas a dar feedbacks às suas equipes, e elas estimuladas a cobrar retorno.

Funcionários por categoria

Administrativo 2.333

Chefia/coordenação/supervisão 6.384

Diretoria 671

Gerência 2.817

Operacional 72.149

Trainee 201

Jovem aprendiz 2.438

Total 86.993

Também faz parte da sistemática a elaboração de Planos de Desenvolvimento Individual. Os funcionários são incentivados a buscar recursos para o seu crescimento que vão além dos cursos internos, incluindo rodízio de função e orientação de um mentor na companhia. Desde o final de 2010 são ministrados treinamentos presenciais e veiculadas mensagens via TV Walmart sobre competências, como forma de reforçar a importância da avaliação e orientar sua elaboração consistente, com o estabelecimento de metas claras e formas adequadas de oferecer feedback.

As iniciativas de desenvolvimento contemplam ainda a identificação de futuros líderes na empresa. Por meio desse processo, é discutida e mapeada a sucessão de 1,5 mil posições de liderança, visando garantir o crescimento do negócio. A iniciativa contribui para a retenção de talentos na medida em que os mantêm motivados em relação à perspectiva de ascensão. A análise de futuros líderes considera ainda as metas e os objetivos da empresa em relação à diversidade.

Anualmente, o Walmart também aplica Pesquisa de Engajamento online aos seus funcionários, por intermédio de consultoria externa internacional. Ainda que a participação seja voluntária, o índice de 2010 foi de 96,8%. São avaliadas todas as lideranças e aspectos como confiança, orgulho em fazer parte do quadro de funcionários e ambiente de trabalho. Os resultados são divulgados a todos os líderes, que os reportam às suas equipes. Para sanar eventuais pontos fracos são criados planos de ação, monitorados pela área de Capital Humano.

Ética

O grupo Walmart mantém o Escritório Global de Ética, em Bentonville, nos Estados Unidos, e departamentos específicos em suas unidades no mundo, incluindo o Brasil, para fornecer aos funcionários, clientes e parceiros apoio e condições necessárias para que tomem decisões éticas no dia a dia.

Ao ingressarem na empresa, todos os profissionais recebem o Código de Ética do Walmart, do qual são signatários, assim como informações sobre a Política Global de Combate à Corrupção. São orientados também a reportar violações ao Código, às políticas internas e às leis locais.

O Walmart possui uma Política de Ética na Cadeia de Suprimentos (Ethical Sourcing), aplicada a todos os fornecedores em âmbito mundial. O Acordo de Fornecedores inclui normas que visam a estimular boas práticas em relação às legislações social e ambiental nas suas unidades produtivas.

Todos os contatos com o Departamento de Ética e Conformidade são confidenciais e podem ser feitos por telefone ou e-mail.

CONCLUSÃO

Atingir tamanha velocidade e dar conta de tal volume teria sido impossível sem a adoção intensiva de tecnologia da informação. A despeito da resistência de Sam Walton a gastar com computadores, o Wal-Mart sempre foi pioneiro na área. Além de reger a orquestra logística, os sistemas são acessados pelos fornecedores, que, com absoluta transparência, sabem onde, quando e por quanto seus produtos são vendidos. A informação é usada no marketing, sugerindo aos gerentes de loja preços e promoções. A adoção dos mesmos sistemas em todo o mundo funciona como um idioma comum, espécie de cola global da empresa. Toda manhã, Bentonville sabe quanto de cada produto foi vendido numa loja em Xangai, Frankfurt ou Recife.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.walmartbrasil.com.br/etica/

http://www.walmartbrasil.com.br/sustentabilidade/relatorio-online/port/ra/11.htm

...

Baixar como  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »