TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos materiais e patrimoniais

Tese: Recursos materiais e patrimoniais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

A proposta deste trabalho é compreender a necessidade de uma abordagem ampliada sobre o conceito e a atualização da administração de materiais no ramo do mercado de trabalho, que integre as crescentes exigências tendo novos desavisos do mercado com as questões praticas e dando mais criatividade para os profissionais praticantes das logísticas que são o poder de ser compreendida como a função de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagem e distribuição de produtos ou serviços. Assim as alternativas e ferramentas oferecidas pelas modernas tecnologias da informação.

A partir das necessidades identificadas, aliadas ao conhecimento adquirido no desenvolvimento das soluções em conjunto com diversos parceiros, pretendemos em um grande desavio e ajuste aos contextos específicos.

ETAPA 01 – Recursos materiais e patrimoniais

Administração de materiais e recurso tem sido de grande preocupação para os administradores, gerentes, engenheiros e todas as pessoas ligadas às atividades produtivas, como em bens tangíveis e em prestação de serviço, isso quer dizer que tem o seu inicio na identificação de seus fornecedores, no recebimento, transporte, armazenamento entre outros. Os fatores mais utilizados em produção é o capital, terra, e o trabalho dos agregados ao processo de trabalho.

A tecnologia de produção é conhecer o lançamento dos produtos das empresas e verificando o quanto é importante para a estratégia das empresas tanto pequena como de porte grande. Todas as empresas tem que seguirem a risca esses posicionamentos dos administradores podendo ter vantagens na competição dentro da comercialização dos produtos utilizados. Cada empresa deve desenvolver uma adequação no momento certo, como cliente, situação econômica e politica concorrência, disponibilidade de recursos e informação. Os recursos mais utilizados em todas as empresas são de recursos humanos, cada organização deve sentir a necessidade de conhecer, desenvolver, usar e transmitir conceitos, ter a sua própria cultura podendo resolver os sue problemas estratégicos táticos para obter êxito opcional.

Assim o aspecto mais importante para obter um impacto em relações, as pessoas comuns cada vez maior o numero de usuários que operam, eles próprios, todos os equipamentos amigáveis para maior variados impostos de renda como via internet, pesquisa de informação e compra de produtos.

A diminuição do ciclo de vida dos produtos, o que exige mais valore e não podendo ter qualquer falha na quantidade ou velocidade do processo da informação dentro da empresa. Portanto o mais importante na administração e prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Administração de materiais corresponde ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as atividades necessárias.

Os materiais podem ser classificados conforme a necessidade e a cultura de cada empresa podem ser utilizadas em equipamentos, materiais de consumo, materiais de insumos e primos. A politica de material de cada empresa classifica conforme o ramo de atividade.

O armazenamento de materiais é uma preocupação constante dos administradores, embora tenha um custo para a empresa tais como: conservação da área, conservação dos materiais, custo pessoal. Assim o planejamento deve-se reduzir a quantidade e aumentar a saída das empresas.

Podem-se destacar algumas eficiências na atividade de cada organização, tais como:

• Organização e método;

• Qualidade;

• Informação como ferramentas;

Etapa 02 – Gestão de estoque e compras

Nos últimos anos tem-se observado que a logística vem ocupando um papel de destaque estratégico dentro das empresas. Sem ela, as empresas enfrentam dificuldades de sobrevivência num mercado competitivo e acirrado, com consumidores aumentando suas necessidades e exigência por melhores produtos e serviços e com velocidade de atendimento cada vez maior.

A logística pode ser compreendida como a função de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagem e distribuição de produtos ou serviços.

Segundo Council of Supply Chain Management Professionals sobre logística:

“Logistica é a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes” (CARVALHO,2002, p.31)

Quando as empresas investem em parceiros comerciais, aumentam-se os gastos com planejamento de toda a cadeia, mas também se percebe que há uma redução de custos, além de agregar valor, melhorando os níveis de satisfação dos usuários. Podendo caracterizar a logística por um processo que envolve três dimensões dentro da organização: Suprimentos, Produção e Distribuição.

Nos suprimentos estão incluídas as atividades necessárias para a pesquisa e o desenvolvimento conjunto de produtos e para garantia de alta qualidade de matérias-primas de forma que resulte no menor custo total da cadeia de logística.

Segundo Ching (1999, p.90), “na logística de suprimentos são alinhados planos estratégicos de fornecedores e empresas que direcionam recursos para reduzir custos e desenvolver novos produtos”.

As compras assumem papel estratégico na empresa, e a categorização e o gerenciamento dos fornecedores são implementados pela corporação. E, o processo e pedidos de compras tornam-se simplificados e integrados com o processo de abastecimento a fim de melhorar a produtividade

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »