TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Dissertativa

Trabalho Escolar: Redação Dissertativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Dentre os diversos gêneros textuais comportados pela linguagem escrita, a redação dissertativa (conhecida simplesmente como dissertação) é uma das maiscomuns nos meios acadêmicos, em concursos de admissão e em alguns meios corporativos. Ainda que não seja necessário escrever um texto dissertativo no sentido estrito, conhecer este tipo de texto ajuda noencadeamento de idéias e na articulação geral das mesmas, tanto de forma escrita quanto oral.

Uma dissertação é composta, de maneira geral, por três partes ou blocos: introdução, desenvolvimento econclusão. A terminologia para designar estas três partes pode variam, mas sempre se refere a essas três partes. Um texto com começo, meio e fim é o modo mais adequado de expressar idéias com clareza.O texto se inicia com o título - não sendo propriamente parte do texto, mas a primeira linha a ser observada pelo leitor. O título deve ser conciso, precisamente relacionado com o tema a serdesenvolvido e desprovido de ambigüidades, a não ser que este recurso faça sentido no contexto a ser desenvolvido e não fuja exageradamente do tema. O título pode ser escrito apenas quando o texto estivercompleto, e usualmente esta é a melhor forma de criar um título que faça sentido e chame a atenção do leitor.

A introdução, primeira parte do texto propriamente dito, se inicia com elementos-chave comoafirmações, perguntas ou declarações.

Nesta primeira parte, que pode ser comportada em um ou dois parágrafos, o autor deve chamar a atenção para o assunto a ser desenvolvido, mostrando o pano defundo do tema e, muito importante, delimitando-o. A delimitação do tema é crucial para que possa ser desenvolvido adiante sem causar confusão ao leitor, que deverá ser capaz de saber exatamente do quese trata o texto e o que o autor pretende com ele, após a leitura do primeiro parágrafo.

É crucial manter a introdução seja concisa, já que é a porta de entrada do leitor para o desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com