TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação: Patrimônio Histórico Brasileiro

Por:   •  5/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Patrimônio histórico e cultural brasileiro: um caso de descaso

Um país sem memórias

O patrimônio histórico e cultural brasileiro sofreu um prejuízo de valor incalculável com o incêndio do museu nacional, mas não se trata de um único caso, de acordo com o jornal Folha de São Paulo nos últimos dez anos, o Brasil perdeu tesouros culturais e científicos em pelo menos oito incêndios. No mesmo período, o governo destinou bilhões para estádios de futebol e obras inacabadas.

A perda de patrimônios históricos e culturais representa a perda da história e da identidade, o que pode ser preocupante, pois a história do local onde moramos é única e insubstituível, e a destruição das suas representações materiais representa o esquecimento de parte da nossa identidade cultura, e esquecer nossa cultura é esquecer quem somos. Além de tudo a falta de registro histórico, causa a ignorância em grande escala, fazendo com que erros cometidos no passado da nação sejam repetidos.

Manter algo na memória é de extrema importância, e os patrimônios históricos culturais mostram muito sobre os antepassados dos cidadãos brasileiros, isso os ajuda a ter mais conhecimento sobre quem realmente são, de onde vieram, e como chegaram até onde estão, com isso os museus facilitam a todos a terem contatos com a história do Brasil.

O que foi destruído está perdido para sempre, restando apenas o registro na memória particular daqueles que viram com seus próprios olhos determinado monumento. O que resta a fazer é reconhecer a importância do patrimônio histórico brasileiro, conscientizar a população de sua importância coletiva, sendo necessário que o Ministério da Educação, em parceria com as escolas, proporcione às crianças e adolescentes visitas frequentes aos museus de arte, ampliando o conhecimento do indivíduo desde os primeiros anos de sua vida , valorizando assim a história e cultura do Brasil mudando a concepção de que coisa velha não tem importância, e cobrar do governo responsável a correta preservação e concessão de verbas para o desenvolvimento da cultura no Brasil.​

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com