TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação dissertação direitos humanos

Por:   •  3/9/2021  •  Exam  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

A estética do corpo perfeito

Ao analisar a sociedade contemporânea observa-se a crescente preocupação com estética. E não precisa ser uma análise profunda para tal constatação. Nos bairros, é perceptível o aumento do número de salões de beleza, e academias.

A compulsão em busca do corpo perfeito tornou-se uma febre no mundo atual e motivo principal para uma geração frustrada, com baixa autoestima, no qual pessoas arriscam suas vidas, até mesmo com cirurgias, em busca de um corpo dito padrão. A ideia do corpo perfeito é imposta todos os dias. Nas bancas de revistas, novelas, comerciais homens e mulheres com corpos torneados exibem a "perfeição" e ditam como manter a forma, muitas vezes, com uso de produtos caros e com um estilo de vida acessível para poucos. Segundo Joseph Goebbels: "Uma mentira contada mil vezes torna-se uma verdade". Diante disto, pessoas acreditam piamente que só serão felizes e aceitas se atingirem tal padrão. Chega a ser cruel e desumano em um país com mais de 200 milhões de brasileiros, no qual cada um apresenta cerca de 27 mil genes responsáveis pelas nossas características, eleger apenas um como ideal. Não o bastante, a grande parcela da população que não consegue atingir o corpo ‘’perfeito’’, por biotipo ou por condições financeiras, arriscam suas vidas com dietas malucas e remédios que trazem grandes prejuízos para a saúde. Alguns chegam a apresentar quadros de bulimia e anorexia que são doenças relacionadas a insatisfação e aceitação do corpo como ele é. Ademais, há uma indústria clandestina de cirurgia estética de baixíssima infraestrutura em que pessoas ficam expostas a um alto risco de vida apenas para seguirem um padrão.

Portanto, que haja uma reflexão sobre essa representação corporal que nos é imposta todos os dias. A mídia, como principal veículo formador de opinião, deve promover campanhas profundas sobre o tema mostrando que a singularidade da beleza está no seu aspecto plural e desmitificar a ideia de que há um padrão de beleza a ser seguido. A escola, como um dos pilares da formação do indivíduo, deve realizar discussões e introduzir nos alunos uma visão crítica sobre os estigmas corporais. Por sua vez, o indivíduo deve se libertar dessa visão limitada de beleza e sendo mais flexível consigo mesmo para que, deste modo, não arrisque sua vida por algo tão banal e supérfluo. Quem sabe assim, a sociedade entenda que a beleza está em ser diferente em seus múltiplos aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com