TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação sobre liberdade de expressao

Por:   •  1/5/2015  •  Dissertação  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  4.559 Visualizações

Página 1 de 2

No contexto da sociedade democrática, a liberdade de expressão, é o ato de agir por livre arbítrio, por vontade própria, desde que não insulte outra pessoa. Sendo assim, a liberdade está completamente associada a responsabilidade. O homem deve respeitar seus limites, pois vivemos em um país onde esse direito é limitado. O assunto veio a ser discutido depois de vários fatos ocorridos na mídia, um deles foi o beijo gay em forma de protesto dos direitos humanos, o que causou uma grande repercussão por ser tratado como desrespeito religioso .

Quando a liberdade de expressão ultrapassa a barreira de diferentes culturas e religiões, acaba se tornando um desrespeito a mesma, por exemplo, duas jovens protestaram pelos direitos humanos, com um beijo gay durante a pregação do pastor e deputado Marco Feliciano, se esse fato tivesse ocorrido em uma praça pública, não teria ferido a moral publica, porém, num culto, acaba se tornando um desrespeito religioso. A liberdade não é um conduto ao insulto, e, nem garante o direito de ofender.

O termo “liberdade de expressão”, é muito usado pela minoria, como homossexuais e mulheres, a fim de alcançarem seus objetivos. Porém, muitas pessoas falam o que querem, sem ter conhecimento,  base ou fundamento de determinado assunto, agredindo verbalmente e ultrapassando os limites desse direito.

No Brasil, o direito de se expressar é limitado, vivemos num regime democrático onde somos obrigados a votar. O conceito de liberdade, é expor suas opiniões sem ser punido, porém, se falar mal de um político na cara dele, por exemplo,  é processado. Falar que não aprova o casamento gay, é acusado de homofobia, ou seja, a liberdade existe até certo ponto.

Pode-se concluir que, agir com responsabilidade, dentro dos princípios éticos e legais da sociedade, respeitando outros grupos, culturas e religiões, é um direito de todo ser humano, cada um deve saber o limite da liberdade de  expressão. Há hora e lugar para tudo, inclusive para protestos.  No contexto social, é livre quem exerce sua liberdade até o limite da liberdade alheia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (24.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com