TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estagio

Casos: Relatório De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  3.451 Palavras (14 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 14

1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo desse trabalho consiste em apresentar um relatório de estudo do grupo sobre Projeto Multidisciplinar. O foco central do grupo foi dirigido para entender como são realizados os projetos dentro da sala de aula e para quais fins são utilizados.

Os resultados permitirem a socialização e discussão do grupo sobre os projetos seus limites e possibilidades presentes na educação, a cerca da finalidade de desenvolver-se um projeto e obter-se um melhor entendimento sobre sua aplicação na educação.

Resenha

Muito se enfatizou a importância do projeto, pois com ele fica mais fácil se trabalhar questões problemáticas dentro e fora das Unidades Escolares, pois os problemas na área da educação englobam escola e sociedade como um todo.

Através dos projetos se podem tratar assuntos que estão precisando de uma atenção especial, exemplo a reciclagem, um assunto que merece sempre muita atenção dentro de uma instituição de ensino que engloba a sociedade e o meio ambiente como um todo. Com o projeto pode-se fazer varias etapas, onde se podem trabalhar os focos mais urgentes para sanear os problemas. Através dele pode-se elaborar a conscientização da sociedade para com os focos dos problemas e suas prováveis soluções dando total atenção.

È de grande valia o trabalho com o Projeto, pois se consegue achar, tratar e às vezes solucionar através de etapas os problemas urgentes da instituição de ensino e da sociedade onde a instituição esta localizada, fazendo ainda com que os alunos e a comunidade (envolvendo os pais) participem dessas ações.

Em um dos textos se enfatizou como utilizar as tecnologias que existem nas unidades escolares para que as aulas e as diversas etapas de um projeto possam ter mais motivação para os alunos, fazendo com que a aula se torne produtiva e cativante, fazendo valer a participação e interação do aluno e o professor para com todas as disciplinas.

Existem programas na área da informática que ajudam o professor elaborar seus projetos fazendo com que suas aulas sejam motivadoras e não fiquem nas mesmices, mas para isso as unidades escolares precisam oferecer capacitações para os professores, para aprenderem a utilizar essas ferramentas uteis na sala de aula. Cada um deve fazer o seu papel dentro dos parâmetros estabelecidos por lei, para assim se obter um trabalho de qualidade.

O trabalho com projetos vem contribuir e facilitar soluções para problemas existentes dentro de uma unidade escolar, que muitas vezes não é possível de se resolver de uma só vez e sim contribui para resolver em longo prazo, levando em conta muitos fatores.

Devem-se repensar as práticas pedagógicas e sempre procurar fazer diferente, instigando os alunos a pesquisar sobre os problemas urgentes existentes no mundo e na sua comunidade ou ate mesmo dentro de sua unidade escolar, dando o devido valor a bagagem que o aluno traz de casa, do seu convívio familiar e os problemas, para assim em conjunto ver aas ações que devem ser realizadas para tentar sanear os problemas. Isso deve ser feito com total interação entre aluno X professor X comunidade para se realizarem um projeto pedagógico de qualidade.

Vários pensadores como Dewey, Freire e Vygotsky enfatizam em suas teorias e estudos a importância de se trabalhar com projetos dentro da educação, pois é uma forma de organizar certos assuntos no ensino-aprendizagem priorizando a participação da escola e da comunidade como um todo.

SÍNTESE

A importância da aprendizagem com projetos começa desde cedo. As crianças se interessam pelos projetos quando é capaz de entender sua finalidade e atribuir seu conteúdo com as coisas a qual convive. É importante compartilhar o trabalho com outras pessoas, pois ele será apreciado, assim motivará as crianças a participarem dando o melhor de si.

Os projetos demonstram inúmeras vantagens, entre elas estão: a promoção de aprendizagem significativa, o desenvolvimento de uma atitude favorável para o conhecimento, a garantia de uma sequência organizada de conteúdos, o acompanhamento mais fácil do que as crianças estão aprendendo, o aprendizado da busca de informações pelas crianças, avaliação constante e maior envolvimento entre educadores e crianças. É necessário que haja envolvimento de diversas áreas do conhecimento num projeto, principalmente na educação infantil onde não há um currículo a seguir, pois assim a criança irá conviver com experiências diferentes.

Entretanto é importante adequar os projetos conforme a faixa etária em que será aplicado, para melhor entendimento dos conteúdos e consequentemente um bom resultado. Para que o projeto atraia os alunos, deve conter fatos de sua vida cotidiana que será facilmente compreendido por eles, deve também possuir atividades interessantes, lúdicas, bem desenvolvidas e variadas. Para cada faixa etária há um retorno maior em relação às atividades, por exemplo, para as crianças o fator predominante é o lúdico, com jovens é através da prática e das experiências e com adultos através de textos e conversas. Deve-se unir tudo isso num só projeto, porém destacando os pontos que influenciam em cada idade.

É possível implantar projetos em qualquer escola, seja ela pública ou privada, tudo depende da concepção de ensino em que ela está inserida. É importante acreditar no potencial de cada aluno especificamente, pois assim ele será motivado a desenvolver sua criatividade e habilidades.

Os projetos permitem que as disciplinas sejam articuladas, buscam analisar os problemas sociais e existenciais e contribuir para a sua solução por meio da prática concreta dos alunos e da comunidade escolar. Para os professores, também é muito difícil repetir tantas vezes na semana, a mesma matéria com o entusiasmo necessário.

A lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação facilita as práticas inovadoras dos educadores mais preocupados com o alto nível de deslocamento dos currículos da realidade dos alunos, dos problemas de nosso país, do mundo e da própria existência. Gente que pretende ter mais prazer no trabalho, mais envolvimento com o seu fazer e que certamente obterá mais qualidade nos resultados.

A pedagogia de projetos, embora constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um modo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com