TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  15/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 11

1.0 - INTRODUÇÃO

O estágio se constitui através de atividades de observação e pesquisa, nesta UTA, especificamente no ensino de jovens e adultos, essas observações são de suma importância para a formação dos professores, pois é essencial no desenvolvimento de uma didática, onde o pesquisador é o maior beneficiado.

O estágio foi realizado, no período de 24 Fev a 10 Mar 2015, pelos alunos: Luiz Dias Cardoso Júnior – RU: 822449, Sara Lazaro Monteiro – RU: 801828, Lais da Silva Rocha – RU: 821895, na Escola Municipal LEONILDA RAVAGLIO TREVISAN - Ensino Fundamental onde a escola exerce o seu papel de formação integral do indivíduo, preparando- para o mundo de trabalho, praticando o exercício da cidadania e a possibilidade de dar prosseguimento nos estudos, conta também com uma equipe de profissionais qualificados, com capacidade de planejar, executar e avaliar as diversas ações desenvolvidas pelos cidadãos jovens e adultos.

O estágio tem como objetivo observar a proposta pedagógica adotada na elaboração da educação de jovens e adultos, vindo a permitir a participação na construção do conhecimento, a selecionar informações, estabelecer relações críticas, ampliar suas capacidades e desenvolver conhecimentos para soluções de problemas, levando-se em conta à própria experiência do educando, fato este observados nas diferenças de idades.

A clientela que a escola atende no EJA é bastante homogênea e heterogenia nos níveis de aprendizagem.

As turmas abrangem pessoas de diferentes idades provenientes de outras cidades e estados, concentrando em sua maioria, adultos na faixa etária de 33 a 60 anos, casados e com filhos. Sendo relevante o número de mulheres; 53% estão empregados, porém sem carteiras assinadas, possuindo uma renda mensal aproximada de dois salários mínimos. Nunca estudaram ou iniciaram a 1ª série e interromperam logo em seguida. São jovens, adultos e idosos excluídos da escola devido a vários fatores externos como:

- Necessidade de trabalhar desde muito cedo na lavoura para ajudar na sobrevivência da família;

- Distância de sua moradia em relação à escola;

- Mudanças contínuas para o plantio de roças.

São pessoas que apesar de não ter participado de uma escolarização regular tem projetos de vida e voltaram a estudar em busca da melhoria da qualidade de vida, pois acreditam que através da escola tem mais condições de inserir-se no mercado de trabalho, melhorar sua relação com o mundo que os cerca e até mesmo concretizar o sonho de aprender.

Coexistem, entretanto, no espaço escolar, diferentes níveis de aprendizagem entre os alunos, os quais necessitam ser atendido nas suas especificidades.

Para alcançarmos uma educação geral de boa qualidade, devemos melhorar o serviço ofertado aos jovens e adultos que buscam a educação, através da ampliação do atendimento de caráter educativo das ações.

Isso significa reorientar o processo educativo, de tal forma que o professor e aluno interajam seus saberes diferentes sobre o mundo e, ao mesmo tempo, através deste processo dialético, realizem o ensino-aprendizagem mediante o domínio da cultura geral e da ciência acessível à escola. Cabe ainda salientar que o jovem e o adulto não escolarizados em geral são pessoas desvalorizadas socialmente, que alimentam um sentimento de inferioridade e de insegurança, havendo então, a necessidade de os educadores, numa ação conjunta, proporcionarem na escola um ambiente onde possa ser resgatada a sua credibilidade e autoconfiança para que a aprendizagem se processe.

É fundamental que o ambiente escolar acolha o estudante da EJA de maneira que ele se sinta seguro e confiante das suas potencialidades, como também integrado a todo processo educativo desenvolvido pela escola.

2.0 - DESENVOLVIMENTO

2.1 - IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estágio foi realizado na Escola Municipal “LEONILDA RAVAGLIO TREVISAN” - Ensino Fundamental, situada à Rua Quirino Zagonel, 1260 - Bairro: Moradias Trevisan, CEP: 83020-250 – Fone/Fax: (041) 3283-2121 - Município: São José dos Pinhais, PR - Núcleo de Área: VI (seis) - Entidade Mantenedora: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, PR - Secretaria Municipal de Educação – SEMED - e-mail: escolaleonildatrevisan@gmail.com.

O estágio foi realizado no período de 24 de fevereiro de 2015 a 10 de março de 2015, no período das 19:00 hs às 22:00 hs, sendo observada a turma de alunos de educação de jovens e adultos com inclusão.

A Escola Municipal Padre José de Anchieta oferece os seguintes níveis de ensino:

- Ensino Fundamental – séries iniciais – 1º ao 5º ano, compreendendo o período noturno, cujo horário de funcionamento é das 19:00 hs às 22:00 hs.

2.2 - CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA

A presente proposta pedagógica curricular tem por objetivo organizar trabalho pedagógico da educação de Jovens e Adultos e ensino fundamental fase 1, nas instituições municipais de ensino de São José dos Pinhais.

Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino da educação básica, que segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) destina-se a todo cidadão jovem e adulto, acima de 15 anos que não teve acesso à escolarização na idade própria.

Para que a instituição de ensino exerça seu papel da formação integral do individuo, preparando-o para o mundo do trabalho, exercício da cidadania e prosseguimento dos estudos, acreditamos ter que contar com uma equipe de profissionais qualificados permanentemente, com capacidade de planejar, executar, avaliar continuamente as ações, tendo como base para este trabalho a andragogia (aprendizagem nos adultos).

São condições mínimas para esta proposta: Estrutura física adequada, número suficiente de profissionais, política de formação continua, recursos materiais que permitam aos adultos a aprendizagem para aplicação na vida diária e respeito à diversidade cultural e social das pessoas envolvidas no processo.

A proposta pedagógica adotada nas instituições de ensino deverá permitir a participação na construção do conhecimento, a selecionar informações, estabelecer relações críticas, ampliar suas capacidades e desenvolver conhecimentos para soluções de problemas, levando-se em conta a própria experiência do educando. Uma vez que esta é rica fonte de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com