TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Leveduras

Por:   •  18/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

Saccharomyces cerevisiae é um organismo eucariota unicelular que pertence ao reino dos Fungos. É a levedura utilizada na produção do pão e também da cerveja, além de ser usada para a produção de álcool combustível.

Ela é utilizada como base para muitas indústrias, como a de panificação e de bebidas. Esse fungo é utilizado como fermento biológico, por liberar dióxido de carbono, por exemplo, na massa de pão, fazendo-a crescer.

No caso das bebidas alcoólicas produzidas pelo processo de fermentação, a Saccharomyces cerevisae converte o açúcar em álcool etílico e também pode contribuir na formação de constituintes secundários responsáveis pelo sabor - é o caso da cerveja

OBJETIVOS:

Realizar um experimento a fim de entender como funciona a produção de pães a partir da fermentação. Visualizar as leveduras e a analisar características morfológicas e de reprodução.

MATERIAIS:

Fermento biológico fresco

Fermento seco

Açúcar (como nutriente)

Água morna

Erlenmeyer

Lâmina e lamínula

Conta gotas

Álcool 70

1 colher de sopa

Bastão de vidro

Microscópio

PROCEDIMENTO:

Utilizou se o Erlenmeyer com recipiente acrescentou se 200 ml de água morna acrescentou-se na solução aquosa 5 gramas de fermento biológico seco. agitou se manualmente com a finalidade de misturar. Acrescentou-se se uma colher de sopa de açúcar como nutriente e realizou-se a mistura com o auxílio de um bastão de vidro. Deixou-se a solução em descanso por 20 minutos, pegou se a lâmina e fez a higienização secou se com o papel toalha, passou álcool 70 faz o mesmo processo com a lamínula.

Pegar o conta gotas da solução preparada pinga uma gota da solução na lâmina diluir com uma gota de água. coloca na lamínula em 45 graus leva a solução no microscópio e visualizar.

RESULTADO:

Para obter um bom resultado é necessário deixar descansar mais de 12h.

Depois do descanso podemos observar a fermentação dessa leveduras, elas se alimentam através do açúcar contido na solução porque fornecem energia para sua formação, são liberados gás carbônico e álcool etílico.

CONCLUSÃO:

Na visualização do microscópio constatou-se que os microrganismos estavam se mexendo, foi visualizado formas de cocos, micrococos, diplococos, tétrades, estreptococos e etc.

Suas características é viscosa e a colocação opaca. Podemos perceber também que os microrganismos vão aumentando de indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com