TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório pratico de motor

Por:   •  24/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA

MANUTENÇÃO DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

MOTOR ELÉTRICO

PRATICA 02

BELO HORIZONTE

2013

  1. Apresentação

Em sequência aos nossos estudos na matéria, foi objeto de estudo as técnicas de desmontagem, o qual foi apresentado os procedimentos que devem ser seguidos antes, durante e após esse processo que é essencial na manutenção.

Aplicando tais conhecimentos foram feitos a desmontagem de dois motores elétricos sem funcionamento buscando além da pratica na desmontagem e montagem, o inicio da pratica em manutenção, onde buscamos inspecionar tais em busca de defeitos .

  1. Desenvolvimento

Como tudo na área da mecânica, a manutenção apresenta procedimentos o qual é imprescindível a execução antes, durante e pós a operação.

Enfatizando a manutenção, deve-se pontuar a preparação inicial, antes da reparação do problema a qual a operação esta sujeita, para que tal  possa ser realiza com sucesso garantindo assim a integridade do equipamento e do operador.  

  1. Analise do problema

Antes de iniciarmos a desmontagem do equipamento para reparar os seus eventuais problemas, deve-se antes fazer o que é chamado de Analise do problema.

A analise do problema consiste em simples operações que vão nós auxiliar na manutenção e garantir mais efetividade. Tais operações consistem: Na leitura do relátorio do operador de tal maquina, o qual sua experiência e uso ajudam a identificar qualquer coisa fora do usual; Na leitura da ficha de manutenção, o qual os relatos de defeitos anteriores poderam ajudar na detecção dos mesmos ou de novos defeitos; E testes com instrumentos, como por exemplo o voltímetro que ajudara identificar qualquer coisa fora do padrão de funcionamento.

  1. Procedimentos

Ainda antes da desmontagem e após averiguar o possível defeito com a analíse do problema começamos então pela seleção das ferramentas que serão utilizadas no pocesso, as deixando em fácil acesso.  Ainda anteriormente é necessario a realização de algumas medidas de segurança, como isolamento da área, introdução de avisos e desligamento das fontes de alimentação da máquina.

Comendo a manutenção efetiva é eliminado as partes mais externas do equipamento em questão, tirando tampas, proteções, etc e então é feita uma limpeza préliminar, que em alguns casos já resolve total ou parte do problema. Deve-se ainda no quesito limpeza drenar todos os fluídos presentes no equipamento, vizando o não vazamento de tal nós processos adiante.

Desmontando o equipamento, conta-se normalmente com o auxilio de um técnico em eletrônica o qual extrai todos os circuitos eletricos do equipamento, para o então prosseguimento do processo, que se estende então pela remoção das polias, alavancas, tubulações, etc, no qual a remoção de alguns seja necessário o uso de desoxidante ou então o uso de impacto ou calor.

Realizando os processos descritos acima é inévitavel algumas recomendações que facilitaram o trabalho do encarregado pela manutenção, como: Observar a sequência de desaperto, pois tal sera necessaria na hora de montar novamente o equipamento; identificar e marcar os equipamentos antes da remoção, auxiliando assim na montagem; Lavar as peças em maquinas apropriadas, o qual irão garantir além de eficacia integridade a peça e ao operador; Usar EPI, garantindo a integridade do encarregado; separar as peças em lotes, auxiliando na detecção do problema; E após feita a lavagem usar ar comprimido para realizar a secagem, garantindo assim a integridade das peças.

Realizado todos os procedimentos, a manutenção pode enfim ser feita e finalizada.

  1. Dados
  • Motor 1

- Potência:

- Rotação:

- Peso:

- Ferramentas utilizadas:

- Inspeção:

    Carcaça:

    Eixo: A inspeção do eixo foi feita utilizando 4 pontos com aproximadamente 1,5 mm de diferença de um para o outro e do referencial marcado com o circulo colorido, como representado no croqui a baixo:

[pic 1]

Com o auxilio de um relógio comparador, foi verificado a diferença de diâmetro em diferentes referenciais de um mesmo ponto e a diferença de centralidade de um ponto ao outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com