TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relátorio De Estagio

Artigos Científicos: Relátorio De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  359 Visualizações

Após a realização deste estágio de observação nota-se a preocupação com a construção de um currículo para a Educação de Jovens e Adultos, Já que o objetivo primeiro da EJA é propiciar ao educando condições para viver em sociedade acima de tudo. No entanto, As práticas em sala de aula, na escola pesquisada, revelaram que o currículo é tratado simplesmente como conhecimento a ser aprendido. Apesar do discurso de que os alunos não devem decorar os conteúdos, algumas atividades e a relação pedagógica dizem exatamente o contrário. O currículo real revela as identidades sociais que são construídas na escola: alunos receptores passivos de um conhecimento que o livro didático institui como legítimo e que a escola muitas vezes aplica sem questionar.

Pode-se perceber que há uma intencionalidade de adotar metodologias inovadoras, mas a preocupação em cumprir o programa curricular estabelecido, torna o tradicionalismo facilmente aplicável, pois o mesmo já vem pronto, só a apenas que se transmitir.

Apesar das mais variadas práticas do currículo único em sala de aula os alunos tentam organizar-se de forma em que se sintam melhor, relacionando-se entre si, construindo conhecimentos e identidades uns com os outros, além das amizades conquistadas.

Portanto, é necessário que se ressignifique a escola, de forma que ela se insira no mundo contemporâneo. A EJA precisa oferecer aos seus educandos a possibilidade de construir o seu conhecimento, levando em consideração a realidade deste, sua condição de adulto, cidadão, que atua ativamente na sociedade.

REFERÊNCIAS

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com