TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: EJA E O Ensino Da língua Materna: Relevância Dos Projetos De Letramento

Trabalho Universitário: Resenha: EJA E O Ensino Da língua Materna: Relevância Dos Projetos De Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 3

KLEIMAN, Ângela B. EJA e o ensino da língua materna: relevância

dos projetos de letramento. EJA EM DEBATE, Florianópolis: vol. 1, n. 1. nov. 2012, paginas 23 a 38.

Disponível em: http://incubadora.periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Ângela B. Kleiman, Doutora/Unicamp/CNPq. E-mail: akleiman@mpc.com.br

Ana Lúcia Pereira

O artigo de Kleiman EJA e o ensino da língua materna: relevância dos projetos de letramento se destaca pela importância de seu tema, que discute o significado de ensino da língua materna no contexto dos cursos de Educação de Jovens e Adultos. A autora inicia o artigo fazendo um retrospecto a respeito do ensino de língua materna embasada em teóricos como Paulo Freire, Bagno, 1999; Voloshinov, (1979); Vermes; Boutet, 1989; Santos (2012) e outros.

A autora enfoca o ensino de língua materna e a formação do professor, coloca que seu objetivo é discutir alguns incrementos para a aula de EJA, da perspectiva da Linguística aplicada aos estudos do letramento, focando o ensino de língua materna e a formação do professor, fundamentada nos resultados de diversos projetos que já coordenou. O artigo é dividido em três tópicos: O ensino da língua materna no contexto da EJA, Projetos de letramento e Algumas considerações práticas finais. O primeiro depende e determina aspectos da comunicação intercultural, que se configura também em uma questão política. O segundo traz exemplos de projeto de letramento e o ponto de vista da autora sobre esses. No terceiro a autora faz suas considerações acerca do projeto.

O tópico, O ensino da língua materna no contexto da EJA, faz menções a respeito da historia do Letramento. Kleiman imprime seu ponto de vista falando ainda de formas para se trabalhar de maneira que não exclua o aluno e nem o prejudique quanto à aprendizagem da língua Portuguesa que “é possível, na interação, construir realidades sociais, papéis e identidades, não apenas reproduzir o já dado”. Erickson, (1987) apud Kleiman, (2012) coloca que “uma das formas para se fazer essa reconstrução é conhecida como a pedagogia culturalmente sensível”. Essa pedagogia é centrada no conhecimento prévio linguístico do aluno. Para concluir a autora fala da questão preconceituosa acerca da língua cultural, ou seja, língua informal a falada em casa, ao defender isso diz que para os alunos da EJA o ensino da língua materna torna se conflitoso por uma questão de identidade cultural.

Em Projetos de letramento, a autora faz algumas indagações sobre o ensino da língua para os alunos da EJA e apresenta soluções falando de projetos de letramento.

Para Kleiman,

“Os projetos de letramento representam um conjunto de atividades que se origina de um interesse real na vida dos alunos e cuja realização envolve o uso da escrita, isto é, a leitura de textos que, de fato, circulam na sociedade e a produção de textos que serão lidos.” (Kleiman, 2000, p. 238)

Isso realizado de maneira prazerosa leva o aluno a aprender a ler melhor e ao entendimento de diversas áreas do conhecimento que não se limita apenas a um tema especifico. A autora ainda ilustra com o exemplo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com