TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - O ENSINO DE HISTÓRIA PARA CRIANÇAS: Duas experiências de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  2/9/2015  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Curso: Pedagogia

Disciplina: CMC – HISTÓRIA I

Data: 15/06/2015

Professor: Patrícia Karla

Valor:

Período: 4º

Turno: Noite

Aluno: Maylla Danielle da Silva Carvalho

RESENHA - O ENSINO DE HISTÓRIA PARA CRIANÇAS:

 duas experiências de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental

O texto nos relata a experiência de quatro estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina durante o estágio supervisionado, tendo como foco o ensino de História, realizado em duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental.

        O trabalho realizado pelas alunas busca introduzir métodos que visem à compreensão dos acontecimentos históricos, que possibilitem que as crianças desenvolvam um processo de aprendizagem e a partir disto construam seu conhecimento, sejam capazes de realizar pesquisas, formular perguntas e se tornarem cidadãos críticos. “O ensino de História não se resume a transmitir conteúdos, mas implica iniciar o processo de estimular as crianças a desenvolver o pensamento histórico.” (GIACOMINI, ELI, BANCA, TURNES, 2012, p. 4).

        Para que o trabalho alcance os objetivos esperados é necessário que haja a mediação do professor no intuito de fazer com que os alunos entendam que a “História não está pronta, ela ainda está sendo escrita e será constantemente reescrita na medida em que diferentes sujeitos pesquisam e investigam a partir de diferentes fontes, documentos e memórias.” (GIACOMINI, ELI, BANCA, TURNES, 2012, p. 4), fazer com que compreendam que o passado está no presente e entendam o mundo no qual vivem.

        Foram desenvolvidos dois projetos, um em cada turma. O primeiro com o tema Colonização em Santa Catarina e o objetivo era fazer com que as crianças entendessem como o passado deste Estado ainda está no presente através de uma pluralidade de manifestações culturais. Os alunos deveriam, em grupos, pesquisar informações sobre as etnias que formaram a população catarinense. Após a pesquisa, foram confeccionados cartazes para apresentação dos dados coletados ao restante da turma.

        O segundo projeto, intitulado A Minha, a sua, a nossa... A História de Um Povo, tem como objetivo “ampliar o conhecimento e a compreensão da formação da sociedade atual a partir da história de cada um dos alunos e de seus antepassados.” (GIACOMINI, ELI, BANCA, TURNES, 2012, p. 11). A atividade proposta é uma entrevista com a pessoa mais velha da família de cada aluno com intuito de obter informações sobre as festas juninas de antigamente, para posterior comparação com os dias atuais.

        As duas atividades proporcionaram aos alunos um conhecimento da história do seu povo e da sua família de modo que eles puderam perceber que também fazem parte do processo histórico e compreender as relações entre passado e presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com