TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Ensino Especial

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha: Artigo Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual

Autores: Cantorani, José Roberto H.; Frasson, Antônio Carlos e Neves, Geraldo N. das;

 

O artigo trata das inclusões na sociedade grupos especiais, em especial a dos deficientes visuais. Os autores destacam alguns pontos que ainda são determinantes na dificuldade da realização do processo de inclusão como:

– A aceitação no seio familiar e social;

– Dificuldade na aceitação na área escolar de indivíduos com peculiaridades psicológicas, neurológicas, psiquiátricas ou outros distúrbios.

É fato que a inclusão dos indivíduos portadores de deficiências é um desafio. Pois, deve oportunizar o acesso aos conteúdos básicos e a escolarização de todos os indivíduos. Sendo, que para a realização deste processo de inclusão exige reestrutura e organização nos sistemas de ensino, além de modificações físicas nos locais, para isto é preciso que haja uma participação financeira do governo.

Os autores também inserem que este processo tem sido longo, mas vem mudando a mentalidade para resultados positivos. Traduzem estas mudanças no direito à igualdade, respeito às diferenças e a seguridade as oportunidades diferenciadas.

Ressalta que o direito da igualdade de oportunidade pode ser registrado no currículo escolar, sendo justificado pela presença da atividade física.

Aos destacarem a importância na construção de uma sociedade inclusiva, fazem valer que a sociedade deve ser orientada para aceitação das diferenças individuais e um esforço na equiparação das oportunidades. Este processo todo da Educação Física Adaptada é importante para que os profissionais possuam conhecimentos básicos relativo ao seu aluno.

Os estudos comprovam que a Educação Física Adaptada para cegos é um determinante importante na contribuição do quadro motor. Cria mecanismo para que os estudantes cegos desenvolvam equilíbrio, mobilidade, lateralidade, direção, resistência física, tônus muscular, ação motora e principalmente a iniciativa. Muitas vezes prejudicada pela proteção familiar.

O cego precisa experimentar o diferente, assim estará mais seguro e encorajado para lidar com os obstáculos do mundo. Cabe então a nós, profissionais de Educação Física contribuir na criação de novas situações que motivem os deficientes visuais na aquisição de sua independência motora.

Os autores despertam para alguns pontos importantes no processo da Educação Física Adaptada:

- conhecimento do professor sobre a deficiência do seu aluno,

- motivação,

- respeito às igualdades e diferenças.

Para nós do grupo, além de todos estes pontos acreditamos que trabalhar principalmente com muito amor e carinho junto a eles, irá trazer resultados positivos para ambos os lados, tanto para o aluno como professor.

Resenha: Ginástica Artística para crianças deficientes visuais. Relato de experiência

Autores: Almeida, José Júlio Gavião de Filho, Ciro Winckler de Oliveira; Oliveira, Ana Carolina Gonçalves; Souza, Cintia Moura de.

Segundo Melo, a deficiência visual é caracterizada por perda parcial ou total da visão, que após a melhor correção ótica ou cirúrgica, limitem seu desempenho normal. Assim, sabendo o termo deficiência visual utilizada no artigo serve tanto para cegos como para baixa visão.

Baseando se no fato que foi identificado em crianças nascidas cegas um retardo psicomotor. Com o intuito de atenuar este retardo é necessário um trabalho voltado ao desenvolvimento psicomotor, auxiliando a este individuo a descoberta do seu esquema corporal, do seu espaço físico e ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com