TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Principe De Maquiavel

Trabalho Escolar: Resenha O Principe De Maquiavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 4

O PRÍNCIPE DE NICOLAU MAQUIAVEL

O livro conta uma aventura de um príncipe que é contada na visão de um homem adulto, que nunca esqueceu sua crença anterior, diferente de muitos adultos que surgem na trajetória da história. O príncipe de Maquiavel foi uma grande marcação na história da ciência política mundial, pois ele cria novos conceitos e quebras de barreira e mostra a realidade tanto para um povo como para um príncipe deve fazer para conquistar e se manter no poder, pois algumas seriam fáceis de se realizar, outras seriam difíceis, o Maquiavel também analisou se o príncipe teria sorte para poder ter um reinado tranquilo e prospero durante toda a sua trajetória.

Maquiavel fala sobre a crueldade que se faz de uma só vez por segurança; mas que depois não se deve perseverar nela. O problema é a maldade que começa pequena e com o tempo aumenta ao invés de se extinguir. O exemplo da inquisição é válido. No princípio criada para combater a heresia cátara, que sem dúvida era uma ameaça à civilização, a inquisição com o passar do tempo fugiu muitas vezes ao controle da igreja e sua crueldade aumentou, ocorrendo muitos abusos.

Ele diz que o governante deve dar benefícios aos poucos e a maldade deve ser feita de uma vez só. Será que não foi isso que aconteceu na Rússia de Lenin? Primeiro a repressão, e depois os benefícios implantados aos poucos, como a volta do capitalismo, os camponeses podendo comercializar livremente os grãos, etc.

Outro exemplo de Maquiavel: o governante que mantenha seu país ordenado, quando fosse atacado por um inimigo externo, o povo se colocaria ao seu lado, mesmo que vissem seus bens e sua propriedade arderem em chamas, porque seria capaz de dar aos seus governados a esperança de que o mal não seria duradouro. Foi o que aconteceu na União Soviética na segunda guerra. Stalin foi capaz de unir a população a se defender dos odiados nazistas que ameaçavam seu modo de viver.

A importância de o governante estar sempre armado para que não seja visto como desprezível é uma lição importante que a França aprendeu na segunda guerra, quando não se preparou de maneira adequada, e seria desprezada e arrasada por Hitler. Outro conselho é que o governante inspire temor, mas que não atraia ódio. O exemplo de Stalin e de alguns comandantes de governos militares que eram temidos, mas não odiados.

Por último o conselho de que o governante pareça todo humanidade e todo religião. Não são todos os presidentes americanos esforçados por parecerem piedosos e representantes dos direitos humanos, ao mesmo tempo em que utilizam a bomba atômica, a tortura e sempre parecem ansiosos por iniciarem guerras?

Vimos que o pensamento político de Maquiavel pode ser utilizado tanto pela esquerda quanto pela direita, e é muito atual. O livro é muito bom, apesar de que exige um certo conhecimento de história para ser melhor compreendido.

O livro O príncipe, de Maquiavel é uma das mais belas obras, embora no inicio tenha sido interpretada de forma errada por muitas, colocando assim a vida de Maquiavel em risco, a obra tem sido muito elogiada ao longo dos anos.

O livro, nos seus XXVI capítulos retrata que todos os estados já existentes ou foram monarquias ou republicas, um grande e bom soberano nunca ofende seu povo, ao contrario, faz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com