TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre O Livro A Morte De Ivan Illich

Dissertações: Resenha Sobre O Livro A Morte De Ivan Illich. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 3

O livro A morte Ivan Ilitch de Lev Tolstói (1828-1910) é sem dúvida uma obra-prima da literatura Russa. Sendo lançado pela primeira vez em 1886, traz em sua narrativa uma realidade vivida por nossa sociedade até os dias de hoje.

No primeiro capítulo já inicia com a leitura do obituário por seu colega de trabalho Piotr que não está preocupado com a morte de Ivan, mas sim com o que este acontecimento vai trazer de benefícios para ele e seus colegas, como promoções e transferências.

A presença dos amigos de Ivan em seu velório não se dá pelo pesar da perda, mas sim pela obrigação imposta pela sociedade.

No velório já se percebe que a viúva esta mais interessada na pensão que irá receber e se pode aumenta-la do que com a morte do marido.

Neste primeiro capítulo, mostra claramente a frieza humana e o alívio em ser Ivan quem morreu e não seus colegas de trabalho mostra como as pessoas podem ser em determinados momentos egoístas e frias a ponto de pensar antes ele do que eu.

Em contra partida mostra que a face da morte diante de nós, pode assustar, trazendo a tona medo como no livro mostrado:

A ideia do sofrimento daquele homem que conhecera tão de perto, primeiro na meninice, depois como companheiro de escola, mais tarde como colega de tribunal e parceiro de jogo, horrorizou subitamente Piotr Ivánovitch, apesar da desagradável certeza do seu fingimento e do daquela mulher. Tornou a ver aquela fronte, aquele nariz que parecia pesar sobre o lábio superior, e sentiu medo (p. 7).

O pavor e terror que a maioria das pessoas enfrenta ao se deparar com alguém que morreu o medo de que aquele morto poderia ser você, de como seria se estivesse em seu lugar, pavor este logo superado pelo personagem e retomando sua vida normal, voltando a sua rotina como todos fazem diante destas situações.

No decorrer do livro o que mais me chamou atenção foi a narrativa da vida de Ivan um homem honesto e trabalhador que após o casamento, viveu única e exclusivamente para se encaixar nos parâmetros da sociedade, o que ocorre até hoje.

A necessidade que as pessoas têm de se enquadrar em uma sociedade hipócrita, onde as pessoas somente precisam ostentar o que possuem e são extremamente vazias de valores como amizade, amor, companheirismo.

O livro nos mostra que quase no final de sua doença inexplicável Ivan percebe que antes de seu casamento, ele vivera como queria e que realmente foi feliz, que no inicio de sua carreira havia feito amigos e também havia amado, aproveitado seu momentos verdadeiramente e que sua vida não fora em vão.

O trecho do livro que mais me chamou atenção foi no ultimo capítulo

Uma força desconhecida vibrou no lado de seu peito um violento golpe, que lhe cortou a respiração, e ele entrou no saco e, lá bem no fundo viu brilhar uma luz (p.51).

Aliviado por ter chegado ao fim sua vida, sua insatisfação e infelicidade, estando pronto para o recomeço.

Concluo que o autor nos mostra a realidade de uma pessoa insatisfeita com suas escolhas por telas feito baseadas em uma sociedade que apenas nos tira e não nos oferece nada em troca além de futilidades, como no mundo em que vivia Ivan, de aparências, que essas escolhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com