TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resnha Critica Filme Tempos Modernos

Trabalho Universitário: Resnha Critica Filme Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 5

DHIONATA ROLIN

GREICY RAYANA BRITO PINTO

HILKES FEITOSA ARINHO

RESENHA DO FILME “TEMPOS MODERNOS”

GREICY RAYANA BRITO PINTO

RESENHA DO FILME “TEMPOS MODERNOS”

1. REFERÊNCIA DA OBRA RESENHADA

TEMPOS MODERNOS (Moderns Time, EUA 1930).

Direção: Charles Chaplin

Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, 87 min. preto e branco.

2. CREDENCIAIS DO AUTOR

Charles Chaplin (1889 – 1977) foi ator, cineasta, dançarino, diretor e produtor inglês. Nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 06 de Abril de 1889. Também conhecido por “Carlitos”, foi o mais famoso ator cinematográfico da era do cinema mudo. Ficou notabilizado por suas mimicas e comedias do gênero pastelão.

Em 1908 emprega – se em teatros de variedades e faz sucesso como mimico. Em 1910 iniciou sua primeira turnê nos Estados Unidos com a trupe de Fred Karmo, retornando a Inglaterra só em 1912. Em 1913 estreia no cinema, nos estúdios Kestony Film Company, onde criou em 1915 a comedia “O vagabundo”, seu mais famoso personagem, um andarilho, pobretão, com as maneiras refinadas e dignidade de um cavalheiro, vestido com casaco esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largo que o seu numero, um chapéu coco uma bengala e seu marcante bigode.

Charles Chaplin dirigiu, editou e produziu vários curta e longa metragem produziu vários filmes que se tornaram clássicos do cinema mudo.

Charles Spencer Chaplin morreu em Vevey, na Suíça, no dia 25 de Dezembro de 1977.

3. RESUMO DO FILME

Trata – se do ultimo filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana no Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte – americana, levando grande parte da população ao desemprego e a fome.

A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego em uma grande indústria, transforma – se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma critica à “modernidade” e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias “subversivas”.

Em sua segunda parte o filme trata das desigualdades entre as vidas dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diversão para a burguesia. Cenas coma a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram – se numa loja de departamento, ilustram bem essas questões.

4. CRÍTICA DO RESENHISTA

O filme de Charles Chaplin traz uma série de criticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria marxista) e aos burgueses (donos dos meios de produção que “exploravam” essa mão – de – obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas). Cargas horarias extensas, compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subumanas em que se encontravam. A luta por melhores salários (que eram baixos), por melhores condições de trabalho (os recintos eram imundos, as maquinas de manuseio perigoso etc.)e por uma carga horaria menor, sempre foram uma constante, desde os tempos da Revolução Industrial. Mas o corpo da Crítica de Chaplin no filme é com relação a essa exploração, que, nas ideias socialistas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com