TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criticas Do Filme Tempos Modernos

Trabalho Escolar: Criticas Do Filme Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 3

Charles Chaplin, com uma das principais obras, “Tempos Modernos”, buscou retratar a vida dos trabalhadores nas indústrias numa sociedade totalmente capitalista da época. Ele passa uma mensagem social, política e econômica mostrando que as máquinas estavam tomando o lugar do homem, os escravizando naquela função.

Nesse contexto, Chaplin que protagonizava Carlitos era funcionário de uma fábrica na qual representava a classe trabalhadora escravizada, nisso, tais funcionários trabalhavam em jornadas absurdas, mal tinha hora de almoço muito menos descanso e baixos salários. Com isso, retrata a realidade daquela época onde mostrava a forma de trabalho como era: Fazia movimentos repetitivos e cansativos, os quais causavam fadiga. A situação era tão absurda, que seu personagem chega ao ponto de enlouquecer, assim como os trabalhadores em questão. Como na cena na qual deita na esteira da máquina e é engolido por ela, e a cada minuto a velocidade dos maquinários era aumentada. Com isso, tinha que acompanhar os ritmos induzidos pelas maquinas que o levava a loucura saindo totalmente enlouquecido apertando tudo, inclusive os botões da secretaria da fábrica. Personagem, a qual muitos acreditam ser sua namorada naquele drama.

Com o pensamento de ultrapassar a concorrência foi criada uma máquina Auto-Alimentadora Bellws, que foi criada para reduzir, mas ainda o horário de almoço dos funcionários, pois, o diretor da fábrica queria aumentar a sua produção e reduzir os custos gerais, com aquela inovação permitiria que os trabalhadores se alimentassem no próprio local de trabalho. Carlito foi o escolhido para ser cobaia e testar a máquina, sem êxito, ela não funcionou corretamente, e com isso, podemos perceber que naquela época eles não se preocupavam com a integridade física dos funcionários. Cansado daquela situação em que estava vivendo, Carlito enlouqueceu de vez chegando ao ponto de ser internado num manicômio, ao se recuperar se debate com uma grande manifestação política, social, pois naquele período em 1929 décadas de 30 houve a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, problemas econômicos e desemprego em massa. Chaplin também soube contextualizar as duas classes sociais tanto a rica quanto a pobre, além de ter mostrado que a segunda classe mencionada, era uma classe marginalizada. Carlito foi preso injustamente e depois de solto voltou ao trabalho.

Neste filme, Charles Chaplin mostrou as características da teoria de Taylor pai da Teoria Clássica, ou mais conhecida como Administração Científica que foi praticada por um sistema fordista no qual o homem deixava de ser humanos para se tornarem maquinas. Há também a presença já no final do filme indícios da teoria de Fayol, quando Carlito trabalha em uma fabrica e depois em um bar. E assim, o homem que trabalha em dois lugares diferentes prova de sua liberdade de escolha quanto ao que fazer.

É correto afirmar que nos dias atuais, ainda existem organizações que escravizam seus funcionários de maneira em geral, no entanto, o homem não se tornou máquina, mas, a máquina está cada dia mais próximo do homem. Há ainda na contemporaneidade aqueles que acreditam que um dia as máquinas irão escravizar o homem, como foram mostrados no filme “Exterminador do Futuro” onde uma indústria denominada Sky net cria um protótipo de maquinas com características humanoides e estas máquinas terminam tomando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com