TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro

Artigo: Resumo Do Livro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  369 Visualizações

Narração e Epílogo sobre a viagem de Vasco da Gama.

O livro é composto de 10 cantos é a epopeia do povo português.

A narração tem inicio quando as caravelas de Vasco da Gama já estão navegando pelo Oceano Índico, os navegantes são supervisionados pelos deuses do olimpo que decidem o destino deles depois do concilio.

Os portugueses encontram em Vênus uma aliada e em Baco o inimigo. Na África, os portugueses aportam em Moçambique e depois em Melinde, cujo o rei pede a vasco que conte a história do país.

Inês de Castro, jovem que acompanha D. Constança de castela, princesa prometida a D. Pedro, filho de Afonso 4° de Portugal, um jovem de rara beleza, Inês atrai a atenção do príncipe após a morte de sua esposa e casa em segredo com ela, e Afonso ouvindo conselhos das pessoas que viam nela uma aventureira mandou matá-la.

D. Pedro ao assumir o trono desenterra sua amada e a coroa como rainha do seu povo.

Gama narra a história de Portugal desde a dinastia de Avis (D. João I) até a partida para a Índia. Portugal vive em euforia no inicio das grandes navegações. Em meio a partida e as grandes conquistas surge o Velho Restelo, representando a oposição entre passado, presente, antigo e novo.

O velho chama de vaidosos aqueles que por cobiça se lançam as aventuras ultramarinas. O Velho do Restelo simboliza a preocupação daqueles que anteveem um futuro sombrio para a Pátria.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com