TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro: Inocência

Dissertações: Resumo Do Livro: Inocência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

INOCÊNCIA

O Romance conta a historia de um amor impossível envolvendo Inocência e Cirino.

Cirino viajava pelo sertão, estrada a qual ligava a Vila de Sant’Ana do Paranaíba aos campos de Camapuã, se apresentando como médico embora fosse apenas um farmacêutico. Seguia por lugares esquecidos no sertão curando os enfermos de doenças brabas e foi durante essa viagem que por acaso conhece Pereira, um pequeno proprietário de terra, que tinha uma filha adoentada, este por coincidência menciona a doença da filha e Cirino prontifica a cura-la e aceita a hospitalidade de Pereira e quando entra no quarto para examinar inocência se encanta com a beleza da moça. No entanto Inocência já estava prometida a Manecão.

Na mesma noite da chegada de Cirino, um naturalista alemão, Meyer, pede abrigo na fazenda de Pereira e traz consigo uma carta de Francisco dos Santos Pereira, irmão esquecido do Sr. Pereira. Esse feliz acaso deixa Pereira saltitante de alegria e como prova de sua satisfação, apresentar-lhe sua filha Inocência ao rapaz durante um almoço em sua casa. Meyer diferente de Cirino não consegue se controlar e faz muitos elogios a moça. Pereira enfiou na cabeça que Meyer queria se aproveitar de Inocência e passa a vigiá-lo, deixando a filha aos cuidados de Tico (guardião de Inocência) e de Cirino.

Os remédios de Cirino cura a filha do proprietário, trazendo os traços vitais de sua beleza. A medida que cura inocência Cirino percebe nele uma paixão incurável pela moça e descobre a paixão de Inocência por ele. Amavam-se as escondidas e o laranjal era o local de encontros proibidos. Pensavam que ninguém poderia desconfiar, mas Tico, o anão mudo, estava atento.

Depois de se encontrarem algumas vezes as escondidas, Cirino propõe a fuga como uma alternativa para a realização do amor dos dois. Inocência recusa-se a fugir com medo de seu pai a amaldiçoar, e sugere que o amado vá pedir ajuda de um padrinho dela, Antônio Cesário, por quem seu pai tinha grande admiração. Enquanto isso, Meyer descobre uma nova espécie de borboleta e lhe dar o nome de Inocência. Logo o naturalista alemão vai embora, acabando com as suspeitas de Pereira. Cirino também viaja em busca do padrinho de Inocência. Ao mesmo tempo, Manecão chega à casa de Pereira, porém Inocência recusa o pedido de casamento feito pelo seu noivo e é espancada pelo pai. Através de mímica Tico indica que é Cirino o responsável pela recusa de Inocência. Furioso Manecão vai atrás de Cirino e o mata. Tempo depois Inocência também vem a falecer.

Dr. Meyer, em 1863, apresentava aos entomólogos do mundo a sua mais recente descoberta, uma borboleta até então desconhecida, “Papilio Innocentia”. Exatamente nesse dia completavam-se dois anos do falecimento de Inocência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com