TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro " O Alienista"

Monografias: Resumo Do Livro " O Alienista". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 2

Fonte: ASSIS,Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1994.V.II

Resumo do livro “O Alienista”

Dr. Simão Bacamarte volta à sua terra natal, Itaguaí, lá ele conhece D.Evarista e se casa porém ela não lhe dá filhos então ele pega como objetivo dedicar-se inteiramente à ciência, passando a estudar a loucura humana. Torna-se obcecado pelo tema e funda seu próprio manicômio, a Casa Verde.

Depois que a Casa Verde é inaugurada já haviam muitas pessoas internadas.O médico continua seus trabalhos envolvendo loucura e, subitamente, aceita a teoria de que onde não há razão, supostamente há desequilíbrio mental. Então começa o exagero: pessoas que segundo Dr. Simão tivessem um comportamento pra ele “fora do normal” teriam que ser internados no manicômio, chegando ao ponto de internar sua própria mulher por ter demonstrado um comportamento de indecisão.

Todos os critérios de avaliação era escrito pelo Dr.Simão , contando também com o apoio e a ordem da Igreja e dos poderes da época. Seguindo esse conceito, o Dr. Simão internou um número grande de pessoas. O normal para a época podia não ser normal para o Alienista.

O povo indignado resolve organizar um protesto contra as injustiças cometidas que foi liderado pelo barbeiro Porfírio o qual promete pôr abaixo as paredes do manicômio. Então, Porfírio entra em acordo com Simão. O consentimento foi suficiente para uma nova revolta liderada, agora, por João Pina, outro barbeiro da cidade. Dr.Simão passa a considerar outra teoria: louco seria aquele que possui a mente em perfeito equilíbrio e não o que tem o juízo doentio. A parte desta nova descoberta, Bacamarte “dá alta” aos antigos loucos e interna agora o padre Lopes, a esposa de Crispim e Porfírio, esperando que os novos internados pudessem revelar algum tipo de desequilíbrio, Simão Bacamarte libera-os.

Mas mesmo assim o alienista não estava satisfeito, então chegou à conclusão de que ninguém estava realmente doente e os desequilíbrios notados já faziam parte do comportamento dos mesmos.Simão decide pôr-se a estudar seu próprio estado mental. Por fim, declara-se o único equilibrado da vila, trancando-se na Casa Verde. Morre depois de 17 meses.Não é citado no texto porém fica em evidência que Dr Simão Bacamarte projeta nas pessoas um pouco do que ele é, então se na mente dele isso é loucura é porque ele vive e tem experiência no que está falando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com