TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro: Quem Mexeu No Meu Queijo

Exames: Resumo Do Livro: Quem Mexeu No Meu Queijo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho traz uma interpretação da analogia feita pelo autor Spencer Johnson, M.D. no livro Quem mexeu no meu queijo?

O livro conta a historia de dois ratos, Sniff e Scurry e dois duendes, Hem e Haw ambos em um labirinto com um único objetivo, achar um lugar com muito queijo que os alimentasse e desse conforto. Com a historia desses quatro personagens temos lição de motivação, adaptação e mudança. No decorrer do trabalho veremos como utilizar essa analogia em nosso dia a dia na organização.

Desenvolvimento

Este livro que conta a história de quatro personagens correndo atrás do um queijo em um labirinto, muito se assemelha a nós, correndo atrás de nossos objetivos de vida, como um emprego, uma promoção, uma faculdade, uma casa própria, um carro, enfim são muitos os objetivos pessoais de cada um.

A historia começa a ser contada em uma roda de amigos que se conhecem desde o colégio em um reunião em Chicago, esses amigos começam a avaliar suas vidas, suas escolhas desde o colégio até a vida adulta, estão desmotivados até que um dos amigos começa a conta a historia de Sniff, Scurry, Hem e Haw.

Todas as manhã os dois ratos e os dois duendes, faziam a mesma coisa, colocavam seus tênis de corrida e corriam no labirinto atrás do queijo, cada um tinha seu queijo de preferencia a ser encontrado, mas o objetivo era o mesmo. Após muitos dias de procura, muitas manhã de corrida, eles encontraram o tão sonhado queijo em um posto do labirinto. Não demorou muito para então se estabelecer uma rotina. Todos os dias acordavam não mais tão cedo e iam até o posto onde estava o queijo, chegando lá tiravam os seus tênis e se deliciavam comendo queijo até se saciarem, no final do dia iam embora e no dia seguinte acontecia tudo da mesma forma.

Um certo dia ao chegar ao posto os costumava estar o queijo se depararam com o espaço vazio. Os ratos Sniff e Scurry não ficaram surpresos já que a cada dia percebiam o estoque diminuindo. E logo calçaram seus tênis de corrida e foram atrás de novo queijo. Mais tarde Hem e Haw chegam ao posto, mas para eles foi uma surpresa, já que não notaram as mudanças que ocorreram, não se atentaram que ao longo do tempo o estoque foi diminuindo. Como não se prepararam psicologicamente, ficaram simplesmente sem reação, esperando que o queijo fosse reaparecer, sem mais nem menos, não querendo abrir mão da realidade permaneceram no mesmo posto. Em quanto isso os dois ratos já estavam à procura de novo queijo e não demorou muito para encontrarem um novo posto com mais queijo fresco.

Os duendes permaneceram no posto por mais muito tempo, esperando a situação mudar, já estavam enfraquecidos, com fome e sem o mesmo físico para correr atrás do queijo. Haw se deparando com a situação viu que tinha que fazer algo, então vestiu sua roupa de correr e tentou motivar o amigo, mas Hem preferiu permanecer no posto, mesmo triste Haw saiu à procura do queijo, enquanto corria lembrava-se do amigo e decidiu deixar no labirinto frases de motivação que serviriam de pista para o amigo Hem. Assim seguiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com