TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Português

Artigo: Resumo Português. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo de Língua Portuguesa 2 –

Aula 1 - Retomando a formação do aluno leitor

Nas salas de aula do Brasil, prossegue o autor, as atividades de leitura, geralmente, são fragmentadas da seguinte forma:

1) o texto é distribuído; os alunos esperam o próximo passo(alguns já o lêem, mas também esperam);

2) o professor pede que leiam; os alunos lêem e esperam (alguns não lêem, apenas esperam o próximo movimento);

3) o professor pede que alguns digam sobre o que foi lido; alguns o atendem e todos esperam o próximo passo;

4) o professor pede que produzam um texto; os alunos passam a escrever um genérico texto e esperam o próximo passo (alguns se recusam a escrever; preferem apenas esperar) (PIVOVAR, 2002, p. 100).

LEITURA DIALÓGICA: ALUNO LEITOR = ALUNO AUTOR

Todo aluno-leitor é, ao mesmo tempo, autor. Ao interpenetrar um texto, ele o faz articulando o dito com ditos anteriores armazenados em seu conhecimento de mundo, lingüístico, e de gêneros do discurso, atribuindo-lhe novo significado na instância da leitura.

O ato de compreender é um ato de inserção, isto é, de inclusão de um sujeito em uma cadeia dialógica mais ampla. Analisando esse ponto de vista, verificamos, novamente, que a palavra é a ponte entre o aluno e a cidadania.

Como você estabelece a relação entre a idéia de compreensão responsiva e a construção de cidadania?

Em debate alguns autores:

O primeiro, é MIKHAIL BAKHTIN, nos mostra que compreender textos é um processo em que estão presentes, tanto as palavras desse texto, quanto o nível de entendimento sobre elas, articuladas naquele contexto (significando ali, naquela produção textual) e levando em consideração, ainda, a visão social de mundo (valores, representações, costumes) e a visão que o outro (o autor do texto ou o seu enunciador) constrói sobre o modo de compreender e ver as coisas.

O leitor toma atitudes diante do que lê, no sentido de explorar a complexidade de seu conteúdo (no plano do dito e do não-dito) e de responder às questões que daí surgem.

UMA VISÃO AMPLIADA DE TEXTO

As práticas de leitura que se baseiam na diversidade de linguagens, de autores e de suportes são aquelas que mais contribuem para a autonomia do leitor, na medida em que essas práticas o ajudam, diante da pluralidade de suportes, construções de enunciados e de sentidos possíveis, a fazer escolhas e a tomar posição a partir de critérios que se sustentam não apenas no plano lingüístico, mas também no plano das correlações não-verbais, imagéticas e sensoriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com