TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: 1º BIMESTRE DO 3º SEMESTRE – LETRAS Fonética e Fonologia do Português.

Por:   •  2/5/2015  •  Artigo  •  4.808 Palavras (20 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

ANHANGUERA

CURSO DE LETRAS

ADÃO GARCIA DE SALES

FRANCIELIA A. DE SOUSA LIMA

ITACY MARIA MAFRA

MARIA HELENA PEREIRA DA SILVA

MIRIAM ALVES PEIXOTO

PAULA BORGES

PRISCILA DE O CARDOSO

RESUMO: 1º BIMESTRE DO 3º SEMESTRE – LETRAS

Fonética e Fonologia do Português.

Taboão da Serra - SP

Maio – 2015

ANHANGUERA

CURSO DE LETRAS

ADÃO GARCIA DE SALES – RA. 8981235301

FRANCIELIA A. DE SOUSA LIMA- RA. 8066811482

ITACY MARIA MAFRA – RA. 8061800103

MARIA HELENA SILVA – RA 6495310924

MIRIAM ALVES PEIXOTO – RA 7423675029

PAULA BORGES – RA 3198226688

PRISCILA DE O CARDOSO – RA. 8225967412

RESUMO: 1º BIMESTRE DO 3º SEMESTRE – LETRAS

Fonética e Fonologia do Português.

Resumo – Fonética e Fonologia do Português do curso de LETRAS 3º, Semestre, ministrado pela professora Josefina Campos Ramos.

Anhanguera-Taboão da Serra

Taboão da Serra - SP

Maio - 2015


SUMARIO

INTRODUÇÃO        04

1.A LINGUAGEM        05

1.1.ÁREAS DE TRABALHO        05

2.FONÉTICA        00

2.1. PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERESSE        08

2.2.O APARELHO FONADOR         08

2.3.A DESCRIÇÃO DOS SEGUIMENTOS CONSONANTAIS 00        11

2.3.1.O Mecanismo da corrente de ar.        11

2.3.2. Corrente de ar ingressiva ou egressiva        12

2.3.3.Estado da glote        12

2.3.4. Posição do Véu palatino        13

2.3.5. Articulador Ativo        14

2.3.7. Lugar de articulação        15

2.3.8. Modo ou maneira de articulação        16

2.3.9. Articulações secundárias        17

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

4.REFERÊNCIAS        19


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, apresentar o resumo introdutório da Fonética, objetivando a compreensão e aprofundamento da mesma, levando-nos a adquirir e manipular o conhecimento linguístico do som e, saber relacionar esse conhecimento com a descrição de línguas.

A Fonética é o estudo sistemático dos sons da fala, isto é, trabalha com os sons propriamente ditos, levando em consideração o modo como eles são produzidos, percebidos e quais aspectos físicos estão envolvidos na sua produção.

Os estudos fonéticos e fonológicos têm sua origem em momentos distintos. Os estudos fonéticos foram preocupação dos estudiosos da língua muito antes do século XX.

  1. A Linguagem.

A linguagem é capacidade de comunicação pelo qual o ser humano se comunica. Qualquer indivíduo pode “falar sobre” a linguagem e discutir aspectos relacionados às propriedades das línguas que conhece. Contudo, há um ramo da ciência cujo objetivo de estudo é a linguagem.

A Linguagem é a capacidade humana para compreender e usar um sistema complexo e dinâmico de símbolos convencionados, usado em modalidades diversas para comunicar e pensar” (ASHA). Manifesta-se em todas as atividades sociais e culturais, constituindo a base da transmissão cultural, dos sistemas de valores e das tradições que caracterizam a sociedade humana. É uma capacidade natural que não carece de justificação. Está de tal modo ligado à experiência do Homem que é impossível imaginar a vida sem ela, uma vez que constitui um instrumento essencial para aceder aos pensamentos e conhecimentos. Pressupõe um sistema codificado, que quando está enraizado e é próprio de uma determinada comunidade, se traduz numa Língua.

Retirado de:-> American Speech and Hearing Association (1982), através de http://www.asha.org/docs/html/RP1982-00125.html

A linguística é a ciência que investiga os fenômenos relacionados a linguagem e busca determinar os princípios e as características que regulam as estruturas da língua. Identificamos se a pessoa é falante daquela língua ao interagirmos com ele percebemos automaticamente que é sua língua materna, bem como quando falamos com um estrangeiro que tem a língua em questão como segunda língua.

Quando estamos compartilhando ideias em um grupo de falantes, devemos analisar o comportamento linguístico e não linguístico, efetuando coletas de dados denominado corpus, visto que em toda língua há as variantes padrão e não padrão. Os variantes padrões normalmente são usados pela classe social de prestígio, uma vez que sua formação educacional é de alto nível e se utilizam da norma culta, porém estas variantes podem contradizer quando se trata da região geográfica do falante. Além das variantes, também há caso de lexicalização, onde falantes do português têm uma entrada lexical na classificação poder ser masculino ou feminino (por exemplo, guaraná ou telefonema).

Embora estejamos localizados no mesmo planeta, há variação de idioleto por região geográfica, e dependendo da região há variantes de sexo (masculino ou feminino), variantes etárias (idoso/jovem), variantes formais e informais (encontros formais e informais). Ao referirmos à fala de um indivíduo, utilizamos o termo dialeto que é sinônimo de idioleto.

1.1.        ÁREAS DE TRABALHO.

Linguística: Os melhores campos são as escolas e as universidades. Mas o profissional de linguística pode atuar também no domínio de traduções, legendagens, roteiros, edição e outras atividades que exijam o profundo conhecimento da língua e de seus usos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (496.7 Kb)   docx (576.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com