TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Adjunto Adnominal

Trabalho Escolar: Resumo Sobre Adjunto Adnominal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.024 Visualizações

Página 1 de 2

TERMOS ACESSÓRIOS

Termos acessórios são aqueles cuja função na oração é acrescentar informações secundárias. São normalmente utilizados para determinar e caracterizar os nomes ou exprimir circunstâncias do processo verbal. Entre esses termos estão: adjunto adnominal e adjunto adverbial.

2. ADJUNTO ADNOMINAL

O adjunto adnominal é o termo que sempre se refere a um substantivo que funciona como núcleo de um termo, a fim de determiná-lo, indeterminá-lo ou caracterizá-lo. Os adjuntos adnominais não determinam ou especificam o nome, tal qual os determinantes. Ao invés disso, eles conferem uma nova informação ao nome e por isso são chamados de modificadores. Além disso, os adjuntos adnominais não interferem na compreensão do enunciado.

Exemplo: Os (adj. adn.) dois (adj. adn.) primeiros (adj. adnominal) colocados (substantivo - núcleo do sujeito) disputarão a (adj. adn.) medalha (substantivo - núcleo do objeto direto) de ouro (adj. adn.).

Entre o adjunto adnominal e o substantivo a que ele se refere não ocorre outro termo da oração, exceto outro(s) adjunto(s) adnominal(is).

Exemplo: Os alunos inquietos (adj. adn.) saíram.

Os alunos saíram inquietos (predicativo do suj.).

3. DIFERENÇA ENTRE ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL

Em alguns casos, quando o adjunto adnominal vem introduzido por preposição, pode ser confundido com o complemento nominal. Para diferenciá-los:

I) Se o termo introduzido por preposição estiver ligado a adjetivo ou advérbio, será complemento nominal, pois o adjunto adverbial refere-se sempre a um substantivo.

Exemplos: Era favorável (adjetivo) ao divórcio (compl. nominal) .

Depôs favoravelmente (advérbio) ao réu (compl. nominal).

II) Se o termo introduzido por preposição estiver ligado a substantivo, será:

a) adjunto adnominal, se tiver sentido ativo:

A resposta do aluno (adj. adn.) foi satisfatória.

b) complemento nominal, se tiver sentido passivo:

A resposta ao aluno (compl. nominal) foi satisfatória.

4. DIFERENÇA ENTRE ADJUNTO ADNOMINAL E PREDICATIVO

O adjunto adnominal refere-se a um nome sem mediação de verbo, o predicativo sempre está relacionado a um nome por meio de verbo (de ligação ou não). O adjunto adnominal, ao contrário do predicativo, não é um termo autônomo, isto é, o adjunto adnominal não existe por si só, ele é sempre parte de outro termo. Observe:

O elegante Pedro compareceu ao casamento.

Nessa oração, o adjetivo elegante exerce a função sintática de predicativo do sujeito, pois se liga ao nome Pedro, que funciona como sujeito, por meio de verbo.

Todos cumprimentaram o elegante Pedro.

Nessa oração, o adjetivo elegante funciona como adjunto adnominal, já que se liga ao nome Pedro, sem mediação de verbo, e faz parte do objeto direito o elegante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com