TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Sobre Odisseia

Por:   •  15/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

Roteiro odisseia

Enredo:

Ao chegar em Eólia, Ulisses e seus companheiros recebem ajuda de Eolo, também conhecido como senhor dos ventos.  Eolo, da a eles uma bolsa couro (se eu não me engano era de touro) cujo dentro tinha ventos, que ajudariam Ulisses a voltar para itaca.

Assim, Ulisses resolveu descansar quando sua terra natal (itaca) começou a aparecer no horizonte e seus companheiros achavam que dentro daquele saco, dado pelo senhor dos ventos, havia ouro, e aí decidiram abri-lo, desobedecendo o conselho que Eolo havia dado. E como todos os atos possuem suas consequências, não ter seguido as instruções de Eolo, o barco retornou a Eólia, devido ao poder dos ventos. Isso deixou Ulisses muito frustrado.

Novamente em Eólia, Ulisses e seus companheiros fizeram uma breve refeição. E Eolo questiona o motivo pelo qual eles retornaram. Mas, Eolo não os quis ajudar novamente, por eles terem descumprido suas orientações. Depois disso, Ulisses seguiu viagem, chegando a Lamos, terra dos gigantes.

Os companheiros de Ulisses, foram se familiarizar com o local e com os nativos, porém, tribos de canibais, sobre ordens de seu rei, o gigante e antropófago Antífates, devoraram um dos parceiros de Ulisses. E em seguida, com blocos de pedra destruíram todas as naus (barcos), menos o de Ulisses, que estava afastado dos de mais.

Novamente navegando pelos mares, os homens chegam á Eéia, ilha de circe, onde descansam e outra vez, Ulisses manda exploradores, para explorar a ilha e ajuda seus companheiros com comida e bebida, depois adormeceram. Acordaram e os exploradores caminham por um vale rodeado de animais enfeitiçados por Circe, escutando o canto da deusa que aparece os convidando para seu palácio.

Todos entram em seu palácio, menos Euriloco, um dos companjeiros de Ulisses que ficou ao lado de fora por desconfiança. Circe, após oferecer aperitivos, transforma todos os seus convidados em porcos, menos Euriloco que permaneceu fora do palácio. Ele volta com rapidez para contar Ulisses o que havia acontecido, mas Ulisses estava juntando suas armas para ir embora da ilha, contudo, ele segue para salvar seus companheiros.

No caminho, Ulisses encontra com Hermes, que o oferece uma planta chamada “Móli” para impedir o feitiço da deusa. Quando entra em seu palácio, bebe o vinho, mas evita ser enfeitiçado por conta da planta que Hermes lhe deu. Com isso, Circe fica surpresa e convida o herói a fica à vontade, porém, Ulisses só aceita se a deusa não o causar mais agravos.

Logo após, a deusa a pergunta do porquê de ele estar desanimado, e diz que está preocupado com seus amigos. Assim, Circe se dirige ao chiqueiro e transforma seus companheiros novamente em homens.

Todos comemoram a mudança de ideia da deusa e ela os convida para se alojarem em seu palácio. Euríloco, mesmo com receio, aceita o convite como os outros. E todos permanecem lá por um ano inteiro.

Passado este ano, Ulisses pede a deusa que volte para sua terra natal, assim, Circe os liberta, mas antes pede que Ulisses vá ao submundo para conversar com Tiresias, e ensina um ritual que Ulisses deve fazer para se proteger no submundo, e podendo depois continuar seu caminho à Ítaca.

Ulisses e seus companheiros se despedem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com