TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINTAXE DE CONCORDÂNCIA

Seminário: SINTAXE DE CONCORDÂNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Seminário  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 8

SINTAXE DE CONCORDÂNCIA

Nosso assunto de hoje é CONCORDÂNCIA, que consiste no mecanismo que leva as palavras a adequarem-se umas às outras harmonicamente na construção frasal.

“Concordar” significa “estar de acordo com”. Assim, na concordância, tanto nominal quanto verbal, os elementos que compõem a frase devem estar em consonância uns com os outros.

Essa concordância poderá ser feita de duas formas:

- gramatical ou lógica – segue os padrões gramaticais vigentes;

- atrativa ou ideológica – dá ênfase a apenas um dos vários elementos, com valor estilístico.

CONCORDÂNCIA VERBAL – variação do verbo, conformando-se ao número e à pessoa do sujeito.

CONCORDÂNCIA NOMINAL – adequação entre o substantivo e os elementos que a ele se referem (artigo, pronome, adjetivo).

À medida que comentarmos as questões de prova da ESAF, iremos abordar cada um dos casos de concordância, indistintamente (verbal e nominal).

Procuramos selecionar o maior número possível de situações em que esse tópico do programa costuma ser exigido.

Como muitas questões abordam tanto concordância nominal quanto verbal, tornando-se impossível tratar cada uma delas de forma isolada, a solução foi, para tornar mais

didático o nosso estudo, agrupar os casos repetidos sob títulos.

Uma última dica: questões do tipo “assinale o item com erro de natureza gramatical” abordam TODOS os aspectos gramaticais, inclusive (e principalmente) relacionados à sintaxe de concordância, tanto verbal como nominal. Por isso, ao resolver este tipo de questão, todo cuidado é pouco; aja como se estivesse “pisando em ovos”, analisando palavra por palavra (verificando a ortografia), oração por oração (concordância, regência, pontuação etc.).

Finalmente, lembramos que, como algumas questões tratam de assuntos diversos em suas alternativas, mantivemos o item que será objeto de análise e comentário. Julgue, nesses casos, se o item está certo ou errado, sem que isso represente o gabarito da questão.

QUESTÕES DE PROVA DA ESAF

1 - (AFC 2002) Assinale a norma gramatical que justifica, com correção e propriedade, a flexão plural do verbo ser no período abaixo.

“Já é mais do que conhecido que o principal problema do sistema tributário nacional são justamente as contribuições, e não os impostos propriamente ditos.”

(Revista CNT, “Lixo tributário”)

a) “Com os verbos ser e parecer a concordância se faz de preferência com o predicativo, se este é plural.” (Luiz Antonio Sacconi)

b) “Nas frases em que ocorre a locução invariável é que, o verbo concorda com o substantivo ou pronome que a precede, pois são eles efetivamente o seu sujeito.” (Celso Cunha & Lindley Cintra)

c) “Se tanto o sujeito como o predicativo forem personativos e nenhum dos dois for pronome pessoal, a concordância será facultativa (pode-se concordar com o sujeito ou o predicativo).” (Dileta S. Martins & Lúbia S. Zilberknop)

d) “Expressões de sentido quantitativo (...) acompanhadas de complemento no plural admitem concordância verbal no singular ou no plural.” (Manual de Redação da Presidência da República)

e) “Se o sujeito composto tem os seus núcleos ligados por série aditiva enfática (...), o verbo concorda com o mais próximo ou vai ao plural (o que é mais comum quando o verbo vem antes do sujeito)”.(Evanildo Bechara)

Gabarito: A

Comentário.

Esta questão foi escolhida para ser a primeira por ser um verdadeiro “aulão” sobre concordância.

Cada opção apresenta uma regra aplicável ao assunto e, no enunciado, solicita-se ao candidato que se indique a regra cabível ao parágrafo. A resposta foi letra a.

“Aula” da opção a:

O verbo ser é um verbo bastante especial. Por estabelecer uma relação entre o sujeito e o seu predicativo, a concordância pode se dar tanto com o primeiro quanto com o segundo elemento. Há, contudo, algumas regras que prevalecem sobre essa faculdade.

Qualquer que seja a sua função sintática (sujeito ou predicativo), prevalece a concordância com o elemento que estiver representado por:

1ª – um pronome pessoal reto: “Todo eu era olhos e coração. (Machado de Assis)”;

2ª – uma pessoa, em detrimento de outro que seja uma“coisa” (substantivo, pronome substantivo, oração substantiva): “Ovídio é muitos poetas ao mesmo tempo, e todos excelentes.” (A.F.Castilho).

Observe que no item ‘c’ há menção sobre essa concordância: havendo elementos personativos em ambas as funções, a concordância é facultativa com o sujeito ou com o predicado, a não ser que em um deles haja um pronome pessoal, caso em que prevalece a concordância com este elemento (cai na 1ª regra de prevalência).

Quando os dois elementos (do sujeito e do predicativo) forem “coisas” (substantivos, pronomes substantivos, orações substantivas), a concordância é facultativa, dandose preferência à concordância com o elemento no plural:

“Na vida, nem tudo são flores.”, “O resto são atributos sem importância.”

Voltando à questão, no parágrafo destacado, o verbo ser tem por sujeito “o principal problema do sistema tributário nacional” (núcleo: problema) e por predicativo do sujeito “as contribuições”. Assim, os dois elementos são “coisas” e a concordância se faz, preferencialmente, com o elemento

plural – no caso, com o predicativo.

“Aula” da opção b:

A regra exposta pelo item b refere-se à concordância em frases que contenham a expressão “é que”.

Vamos à lição de Celso Cunha e Lindley Cintra, em Nova Gramática do Português Contemporâneo:

“A locução é que é invariável e vem sempre colocada entre o sujeito da oração e o verbo a que ele se refere. Assim: ‘José é que trabalhou, mas os irmãos é que se aproveitaram do seu esforço. ’.”

Perceba que a locução poderia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com