TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCRATES X JESUS

Exames: SOCRATES X JESUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

Existem várias situações em que podem ser relacionada a vida de Sócrates e Jesus Cristo, tanto na filosofia grega e no cristianismo, houve a morte de dois grandes “revolucionários” , a cada qual em sua época, morte pela qual o intuito era de silencia-los .

Jesus e Sócrates impactaram toda uma geração, o que eles falavam levava a todos ter um “novo olhar” . Apesar de serem sábios e virtuosos , por incrível que pareça não documentaram nada , deixaram a cargo de seus seguidores a função de dissipar suas ideias. Outro paralelo em que podemos igualar a vida de ambos é que viviam pelos seus ideais, e que para defende lós, lutaram contra todo poder político da época, e foram aceitos pela sociedade.

Levados a julgamento, tinham a opção de renunciar tudo o que anunciavam, sendo assim não haveria mais morte,porém optaram pelo martírio para não sacrificar seus pensamentos.

Fatos em comum entre Sócrates e Jesus Cristo , momentos antes de suas mortes.

SÓCRATES.

Durante trinta dias foi mantido numa cela funerária , mesmo diante de morte permaneceu calmo, discutindo tranquilamente o significado da vida e o mistério da morte.

Criton, o mais ardente dos seus discípulos, entrou furtivamente na cela e disse ao mestre : foge depressa, Sócrates!

fugir por que ? perguntou lhe

Ora não sabes que amanhã te vão matar?

matar me ? A mim ? Ninguém me pode matar!

Sim, amanha terás que beber a mortal taça de cicuta, insistiu Criton.

Vamos, foge depressa, para escapar lhe da morte!

meu caro amigo Criton – respondeu lhe – que mau filosofo és tu! Pensar que um pouco de veneno possa dar cabo de mim ...

Depois puxando com os dedos a pele da mão, Sócrates perguntou :

Criton, acha que isto aqui é Sócrates ?Batendo com o punho no osso do crânio, acrescentou : achas que isto é Sócrates ? ... pois é isto que vão matar, este invólucro material; mas não vão a mim. Eu sou a minha alma. Ninguém pode matar Sócrates !Ao beber o veneno, quando já sentia que seus membros esfriavam, despediu se de todos com as mesmas imortais palavras com que se dirigia aos juízes que o haviam julgado : E agora chegamos a encruzilhada dos caminhos , meus amigos, ides para vossas vidas; eu , para minha morte. Qual seja o melhor desses caminhos, só Deus sabe”. JESUS

Desde então, Jesus começou a mostrar a seus discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e ao terceiro dia ressuscitar. 22Pedro levou-o para um lado e se pôs a repreendê-lo: “Deus não permita, Senhor, que isso aconteça”. 23Mas Jesus voltou-se para Pedro e disse: “Afasta-te de mim, Satanás. Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não tens senso para as coisas de Deus, mas para as dos homens”.

Mateus 16: 21 -23

A proximidade que encontramos entre Jesus e Sócrates , apesar de séculos de diferença é coragem pela luta pelos seus ideias , não discriminando a sociedade com biótipos , mas crendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com