TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semiótica

Resenha: Semiótica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Resenha  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Semiótica

Semiótica Aplicada de Lucia Santaella trata de apresentar os conceitos mais relevantes e aplicação do método semiótico, em relação a Peirce, de forma simplificada, com diversos exemplos para a melhorcompreensão do leitor.

Logo no início, Santaella apresenta o conceito de semiótica na obra de Peirce. A semiótica está ligada a fenomenologia que é uma quase-ciência que estuda os modos de comoapreendemos e compreendemos qualquer fenômeno que nos ocorra. Qualquer ato, ação, reação e tudo mais que se apresente à mente. Com isso, a fenomenologia fornece o surgimento de três novas ciências: aestética, a ética e a lógica. À elas são dadas o nome de ciências normativas, pois elas têm como objetivo estudar valores, ideais e normas e são totalmente base uma da outra.

A lógica vem a sersinônimo de semiótica. Visa tratar das leis do pensamento e sua evolução a partir das condições gerais dos signos. Para facilitar a compreensão do dessa ciência, do que os signos transmitem e quaissão os efeitos que causam no receptor, há várias facetas dela. Sendo assim, a semiótica tem como uma de suas divisões três ramos altamente conectados também: gramática especulativa – que estuda todosos tipos de signos e formas de pensamento que possibilitam causar –, lógica crítica – que estudas os raciocínios e argumentos que se obteve a partir de signos – e metodêutica que se baseia emanalisar a conclusão de cada raciocínio.

A gramática especulativa é a mais abrangente e a base de todas as outras divisões que a acompanham. Ela engloba três aspectos: a significação, aobjetivação e a interpretação. Dá-se essa divisão porque, segundo Peirce, o signo pode ser analisado no seu poder para significar, na sua representação e na sua interpretação, isto é, na reação que pode produzirem seus leitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com