TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERNDISCIPLINAR INDIVIDUAL 4º. SEMESTRE - DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Exames: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERNDISCIPLINAR INDIVIDUAL 4º. SEMESTRE - DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  2.953 Palavras (12 Páginas)  •  1.305 Visualizações

Página 1 de 12

Trabalho de apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito das Disiciplinas Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho, Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa, Dinâmicas, Técnicas e Jogos Vivênciais e Treinamento e Desenvolvimento.

Cuiabá

2012

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES

1. Nesse semestre o foco de nosso estudo recai sobre o eixo integrador denominado “Desenvolvimento de Pessoas”, portanto todas as disciplinas possuem esse objetivo. Com a leitura do texto VOÔ SEGURO percebemos que a TAM se preocupa constantemente com os programas de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO, O que resultou na criação da Academia de Serviços Comandante Rolim Adolfo Amaro, que realiza e coordena todos os treinamento da empresa. Com base no texto e no livro da disciplina Treinamento e Desenvolvimento responsa as questões abaixo:

a) Na opinião do Comandante Lobato “Qualquer funcionário bem treinado vai ser um profissional aplicado, seguro e eficiente”. Você concorda com essa afirmação? Conceitue sua resposta com base nas vantagens obtidas com os treinamentos apresentada no capítulo 2 do livro.

Um funcionário vai se tornar mais eficiente e produtivo quando bem treinado. Isso não significa que um treinamento é a solução para todos os problemas de uma empresa. A necessidade ou não dele só é constatada quando é assumida a necessidade de melhorias, adaptações ou o aprendizado de novas capacidades dentro do ambiente de trabalho.

b) Identifique e explique os tipos de treinamento utilizado pela TAM.

A empresa TAM desenvolve vários tipos de treinamentos, detre eles:

O Treinamento corporativo: o treinamento corporativo é uma forma de treiamento que aborda temas como globalização, liderança, diversidade de empregados, alianças organizacionais, e-commerce, cadeias globais de suprimento, impacto de novas tecnologias e afins e é maximizado e tangibilizado em seu quotidiano com as chamadas Universidades Corporativas.

O Treinamento LOFT: O treinamento LOFT Line Oriented Fligth Training, é a prática dos concetiso de CRM – Crew Resourse Management. O LOFT é realizado em simulador de vóo e tem como objetivo aprimorar as competencias de gerenciamento situado de vóo por parte dos pilotos.

O Treinamento Vivencial: é um treinamento vivencial realizado ao ar livre, usado para o desenvolvimento de equipes, visando coesão, comunicação, quebra de paradigmas, busca de novas soluções, confiança, mostrando aos colaboradores a importância de seus papeis na estratégia da empresa e em seus relacionamentos com clientes e fornecedores, tanto dentro, como fora da empresa.

2. Pelo relato emocionado do comandante a respeito do simulador onde ele treinou, você pode deduzir o valor que tem as situações vivenciais para os profissionais da aviação em seu treianemto. Especificamente na área é comum as empreas sérias como a TAM promoverem o LOFT. Veja do que se trata:

Os cinco estágios estudados por você seriam aplicáveis ao treinamento LOFT para pilotos? Por quê? Expliqe como?

Ao vivenciar, o indivíduo é capaz de experimentar de antemão todas as sensações que o novo comportamento lhe traz, poder discutir, treinar, refletir, para, por fim, pô-lo em prática, transformando o ambiente e as pessoas que os cercam. Os treinamentos vivenciais devolvem ao indivíduo o poder que ele próprio desconhecia, e devolve ao mundo uma pessoa melhor.

Os cinco estágios poderiam ser utilizados no treinamento LOFT para pilotos, pois segundo Gramigna quando as pessoas vivenciam um jogo em todas as fases, além de maiores chances de alcançar a aprendizagem, têm a oportunidade de trabalhar os dois hemisférios cerebrais de forma harmônica, sem que haja predominância de um deles durante todo o tempo, como acontece nos métodos de treinamento mais tradicionais.

Para fechar o ciclo da aprendizagem vivencial, os aprendizes passam por cinco fases. A separação anterior é meramente didática, com vistas a facilitar a compreensão do processo.

1ª FASE – VIVÊNCIA, por vivência podemos caracterizar a atividade inicial, o jogo em si mesmo: “fazer, realizar, construir”.

Ao escolher, adaptar ou criar um jogo, o facilitador poderá oferecer diversas atividades para a fase de vivência, dentre elas:

A - Atividade de construção

B – Atividades de reprodução de modelos

C – Atividade de montagem de estratégia

D – Atividades de negociação

E – Atividades decisoriais

F – Atividades livres para desenvolver o processo criativo.

2ª FASE – RELATO - Após a vivência de um jogo ou simulação, o facilitador passa à fase do relato. Nesse momento ele oferece espaços ao grupo para compartilhar sentimentos, reações e emoções. Os jogos propiciam um clima de alta tensão e, mesmo sendo atividades simuladas, implicam alto envolvimento das pessoas na tentativa de resolver problemas ou desafios lançado. A participar intensamente no processo, as pessoas não conseguem esconder suas dificuldades e habilidades, o que afeta diretamente o emocional de cada um.

A – Mural de relato em flip-chart

B – Baralho de sentimentos

C – Relato com perguntas

D – Roda de repentismos

E – Muro das lamentações / mural de desabafos

F – Cartazes simbólicos

G – Simulação sem o verbal

H – A cor do sentimento

I – Recorte e colagem

3ª FASE – PROCESSAMENTO - Considerando uma das fases mais importantes do ciclo da aprendizagem vivencial, o processamento é o momento em que os participantes t6em a oportunidade de analisar o ocorrido durante o jogo, avaliando sua atuação e estabelecendo relações com resultado obtido. Nesse momento são discutidos os padrões de desempenho e o nível de interação entre os jogadores.

Tal como acontece na realidade empresarial, o produto de qualquer trabalho de equipe depende da forma como esta atuou. Se uma delas se sobressai, há motivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com