TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual

Artigos Científicos: Produção Textual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este trabalho tem por finalidade ampliar e desenvolver os conceitos básicos sobre as praticas de gestão de pessoas em diferentes aspectos. Bem como analisar diversos tipos de segmentos adotados em diferentes organizações. Identificando as praticas de Recrutamento e Seleção de Pessoas, Remuneração e Benefícios, Auditoria em recursos humanos e Legislação e Praticas Trabalhistas.

Desenvolvimento

As empresas a serem pesquisadas são a Hotel e restaurante contorno que está localizada na Rua Marechal Deodoro, no município de Feiió, e trabalha no ramo alimentício, atualmente tem tres funcionários, e a Romera situada na Av. Epaminondas Martins no município de Feijó-AC, esta é revendedora de eletros domésticos.

Recrutamento e Seleção.

Todo o processo de recrutamento e seleção na empresa Romera é feito por um profissional qualificado, com formação e treinamento na área, a metodologia utilizada para o processo de seleção segue os passos seguinte, primeiro todos os candidatos são escritos para analise de currículos, depois os aprovados passam por um teste pratico de qualificação, e os que se destacam são contratados conforme os números de vagas oferecidas pela empresa, já na hotel e restaurante Contorno Proprietária Araci, que gerencia as atividades, e por si tratar de uma empresa que esta ligada diretamente com trabalhos práticos e que exigem profissionais bem humorado, a escolha é feita através de um conhecimento de idoneidade e logo em seguida um teste pratico, os qualificados ocuparam as vagas oferecidas.

Tal método de seleção está em atrito com o indicado para os procedimentos de recrutamento e seleção de pessoal.

O processo de recrutamento é de suma importância para o sucesso das empresas, pois é através dele que as organizações conseguem identificar talentos que fazem o diferencial neste mercado competitivo. Um desafio atual é a capacitação de pessoas para preencher vagas, sendo que a ausência de critérios e instrumentos à seleção pode acarretar problemas sérios ocasionando perdas financeiras e afastamento de clientes.

Remuneração e benefícios:

As empresa oferecem aos seus funcionários todos os benefícios previstos pela CTL. E tem um plano de cargos e salários formalizado, com isso os funcionários trabalham com mais satisfação, trabalha com mais cuidados defini a politica salarial modelo estratégico de remuneração variável e por competência equilibrada os salários pagos com as praticas salarial compatíveis com o mercado.

Em relação a pesquisa salarial de mercado em relação a outras empresas da região não é efetuada pois, no momento não houve necessidade, porque os funcionários expressam verbalmente que estão satisfeito com o que ganha, e declaram que a empresa estar sendo justa com eles, e cada salário é pago de acordo com o cargo e função que cada um desenvolve, e para não restar duvidas os cargos são definidos e descritos, e o aumento de salário é feito de acordo com a produção com a carga horaria e o tempo de serviço.

Mais como acontece em qualquer local que envolve pessoa e remuneração certas ocasiões, acontecem de o funcionário progredir em seu cargo pelo favorecimento pessoal, por ser tratar de um parente ou amigo próximo, sendo favorecido pelo, “acho que ele merece”, com isso deixando alguns queixosos com a situação.

Por isso a importância do plano de cargos e salários está justamente na possibilidade de se garantir esta isonomia, através do exercício da avaliação da estrutura funcional separando tarefas e responsabilidades que corresponderão a cada cargo, atribuindo-lhes valores justos e coerentes de forma a possibilitar que os empregados que demonstra maior habilidade, produtividade e que estejam realmente focados aos objetivos da empresa, possam ser devidamente reconhecidos.

Tais situações é que deixam as empresas num “beco sem saída” perante a Justiça do Trabalho, onde o ex-empregado, que se sentiu lesado, pede a equiparação salarial com o colega de trabalho do mesmo setor ou até mesmo de setor diferente, mas que tinham atribuições e responsabilidades iguais, mesmo com cargos nominalmente diferentes.

O desempenho dos funcionários é avaliado pelos proprietários das empresas, isso se dá de acordo com o grau de satisfação dos clientes no atendimento e no fornecimento de seus produtos.

Porém os proprietários inicialmente desconsideram algumas atitudes tomadas por seus funcionários, indicando a forma que devem agir devido os mesmos não disponibilizarem cursos específicos na área de atuação.

Auditoria de Recursos Humanos

Avaliar de forma continuada a melhoria dos processos de trabalho, não só para incorporar as novas tecnologias como para aproveitar o potencial humano, individual e equipe, considerando sua igualdade de vida.

Através de gráficos mensais as empresas entrevistadas avaliam os lucros e gastos mensais, com isso analisam suas futuras variações.

Sempre que necessário e possível às organizações em pauta oferecem a todos os seus funcionários curso de capacitação, tais cursos tem por objetivo qualificar melhor seu material humano, sempre com a preocupação de respeitar os direitos de cada um, fazendo adequações se necessários para os treinamentos específicos para cada um. Com tais treinamentos surgem melhorias e trazendo de retorno para as empresas mais clientes, pelo grau de satisfação e realização do produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com