TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sericço Social

Ensaios: Sericço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Questão Social

O Serviço Social é uma profissão que está inserida na divisão social e técnica do trabalho e tem como matéria-prima a questão social e suas diferentes manifestações (IAMAMOTO, 2000). Questão social que pode ser compreendida e pensada como o conflito gerado entre o capital e o trabalho, entre os sujeitos que possuem os meios de produção e os despossuídos do mesmo, bem como as desigualdades sociais em suas múltiplas expressões sociais.

Segundo Castel (1997), a questão social hoje, coloca-se basicamente a partir da produção e distribuição de riquezas, ou seja, das desigualdades sociais geradas pela má distribuição da renda entre os sujeitos.

As demandas apresentadas à profissão podem ser oriundas do conflito suscitado entre o capital e o trabalho, como a exploração, o não acesso a direitos, o desemprego e o sub-emprego, etc. Podendo ser vinculadas a outras questões de cunho mais genérico, como à exclusão social, a baixa-qualidade de vida, a baixa-estima dos indivíduos, grupos e populações, a desestruturação familiar, as diversas formas de violência, entre outros.

Para poder intervir na questão social, os profissionais do Serviço Social tem como princípio e compromisso ético-político, que consta no Código de Ética dos Assistentes Sociais (1993), a ampliação e consolidação da cidadania, que deve ser considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras. A cidadania, segundo Shons (1999), é vista como exercícios de direitos do homem legitimados pelo Estado. Outros princípios defendidos e propostos pela profissão do Serviço Social são o posicionamento em favor da igualdade e da eqüidade social, opção por um projeto social vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação e exploração de classe, etnia e gênero.

3

Para que os profissionais do Serviço Social intervenham na sua prática cotidiana e institucional, tendo como referência os princípios éticos-políticos da profissão, faz-se necessário identificar e desvelar na realidade a questão social e suas múltiplas manifestações.

De acordo com Faleiros (2001), a proposta que é possível e viável na construção de uma estratégia de intervenção profissional, sem se perder a força e o conhecimento específico da profissão, seria a de assumir a particularidade da profissão no contexto das transformações das relações e da realidade social.

A realidade está em processo contínuo de transformação e pode-se pensar que no seu deciframento os assistentes sociais devem “[...] construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo” (IAMAMOTO, 2000, p. 20). Para Iamamoto é no cotidiano profissional que os assistentes sociais devem efetuar as suas atribuições de modo criativo e tendo como compromisso da categoria os princípios do Código de Ética profissional.

A transformação que ocorre na realidade social tende a não ser linear, ou seja, quando ocorrem processos de mudanças pode haver movimentos de resistências e / ou favoráveis a essas transformações. Possivelmente nestes espaços de mudança conflituosa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com