TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Ensaios: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

SUMARIO

1. INTRODUÇAO

2. EVOLUÇÃO HISTORICAS

3. DIREITOS HUMANOS

4. CONCLUSÃO

5. REFERENCIAS BIOGRAFICAS

INTRODUÇAO

O objeto do trabalho é mostrar que historicamente as lutas pelos os direitos humanos começaram nos primórdios com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi anunciada ao público em 26 de agosto de 1789, na França. Foi de suma importância para tal acontecimento que não se limitou as fronteiras ou ao tempo, mas superou limites e barreiras e inspirou muitos outros fatos que trouxeram melhoria e evolução de diretos em suas noções.

Nas declarações de direitos, resultantes das revoluções America e Francesa, o sentido universal está presente. Os “direitos do homem e do cidadão” proclamados nessa fase histórica, que na America, tinham, entretanto, um conteúdo bastante individualista, consagrando a chamada democracia burguesa.

A partir das dessas grandes revoluções do povo que se consolidou a base dos direitos humanos garantidos ao homem e ao cidadão, que hoje todos nos desfrutamos.

Dessa maneira, os direitos humanos tem que ser único e igual, pois abrangem todos os seres humanos e, portanto, possuem grande importância na atualidade.

EVOLUÇÃO HISTORICAS DOS DIREITOS HUMANOS

Os documentos originados da Revolução Francesa (1789) e da independência dos Estados Unidos (1776) são à base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU, criada em 1948. Influenciada pelas atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, a declaração estendeu a liberdade e a igualdade de direitos nos campos econômico, social e cultural a todos os seres humanos.

A revolução Francesa defendia três valores também: liberdade, igualdade e fraternidade, ou morte. A última parte foi adotada durante o período do terror em 1793-1794. Assim, o valor comum defendido por ambas as revoluções foi à busca pela liberdade.

CAUSAS;

Absolutismo parasitário

Crise econômica

Altos impostos

Briga pelo poder político

Já a revolução Americana foi uma luta pela independência de outra nação e pela criação de uma identidade.

CONSEQUÊNCIAS;

Enfraqueceu as estruturas do Antigo Regime;

Divulga as liberdades e garantias dos cidadãos;

Influenciou, em longo prazo, a libertação de outras colônias europeias; Incentiva as revoluções liberais europeias.

Semelhanças existentes nos princípios de direitos individuais da Declaração do Homem e do Cidadão, e Declaração de Virginia; declarações de sociedades diferentes.

Declaração de Virgínia, 1776. Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1789

Fruto da Revolução Americana – visavam restaurar os antigos direitos de cidadania tendo em vista os abusos do poder monárquico; Fruto da Revolução Francesa – os franceses se viam em uma missão universal de libertação dos povos;

Marco do nascimento dos direitos humanos na história;

Art.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com