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Serviço Social

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Por:   •  5/6/2014  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

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INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca mostrar como ocorreu o processo de construção teórica do Serviço Social e a prática da profissão, como modelo tradicional, conservador, desde os tempos em que era vista como forma de fazer “caridade”, com forte base moral e religiosa até a atualidade, em que o profissional do Serviço Social precisa ter formação técnica-científica para poder atuar-nos diversos setores da sociedade, enfrentando situações cada vez mais desafiadoras. Buscando o aperfeiçoamento técnico da prática profissional, o Serviço Social busca adotar métodos e padrões modernos, buscando nas teorias marxistas o amparo necessário para uma nova concepção em sua forma de atuar na sociedade. Dentro de um contexto histórico de mudanças e crises político-econômicas, ocorre a necessidade de adequação do profissional de Serviço Social, o qual é levado a repensar a prática da profissão. O momento em que o Serviço Social se depara com o aumento dos problemas sociais, gerados pela crescente industrialização e capitalismo, pode ser considerado como o início da necessidade de mudança na profissão. Essa intenção de ruptura com os modelos tradicionais deu início ao Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil.

O conservadorismo do Serviço Social perde força quando a classe operária, unida ao movimento estudantil e outros grupos sociais reprimidos socialmente, resolvem agir e partir para a luta, através de movimentos contra a exploração gerada pelo capitalismo e a consequente exclusão das classes menos favorecidas, a partir desses movimentos tem início a derrota da ditadura. Para entender como de fato ocorreu esse processo de reconceituação do Serviço Social, é necessário rever alguns pontos essenciais: a perspectiva modernizadora, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura. O Movimento de Reconceituação foi um movimento que aconteceu nos paises latinos americanos (Chile, Argentina, Peru e Uruguai), consistiu em um movimento de crítica ao positivismo e ao funcionalismo da visão marxista na história e estrutura do Serviço Social. Neste contexto podemos afirmar que o Movimento de reconceituação surgiu numa expressão de rompimento com o Serviço Social tradicional e conservador, na possibilidade de uma nova identidade profissional com ações voltadas às demandas da classe trabalhadora, passando a ter uma visão política da interação e da intervenção de novas demandas. Surge então a necessidade de um profissional que possa atuar de forma eficiente e racional, na prevenção de novos conflitos, fornecendo respostas aos novos desafios, diante da incapacidade inicial de intervir de forma eficaz, na tentativa de diminuir os problemas sociais da realidade brasileira, ou seja um novo modelo de profissional do Serviço Social. Essa intervenção modernizadora é apresentada durante os Seminários de Teorização do Serviço Social: Seminário de Araxá (1967), onde essa perspectiva se afirma, Seminário de Teresópolis (1970), de forma mais fundamentada teoricamente e mais funcional em relação ao que pedia o regime de ditadura, Seminário de Sumaré (1978) e do Alto da Boa Vista (1984) onde profissionais debateram, analisando de forma crítica os elementos que constituem a profissão, nos quais essa é deslocada e vai concorrer com as primeiras ideias de vertente fenomenológica e com a intenção de romper com os métodos conservadores. Nesses seminários promovidos pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais), foram formulados documentos de extrema importância para o entendimento e comprovação histórica do Serviço Social, assim como para auxiliar os estudos de futuros profissionais da área. Em relação aos seminários realizados, é necessário destacar que os três primeiros (Araxá, Teresópolis e Sumaré) se prenderam mais ao estudo dos aspectos teóricos e práticos, com o objetivo de alcançar a cientificidade do Serviço Social. Quanto ao Seminário do Alto da Boa

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