TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Escolar: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

OFICINA DE LINGUA PORTUGUÊSA I

A oficina mostra um pouco da origem do português e as razões de algumas pessoas considerarem uma língua difícil e confusa, mas ao mesmo tempo encantadora.

Vamos conhecer um pouco de sua origem, que se deu no início da colonização portuguesa no Brasil, o tupi (conhecido também como tupinambá, uma língua do litoral brasileiro da família tupi-guarani) que foi utilizado como língua oficial. Em1757 o tupi foi proibido devido a uma Provisão Real e o português fixou-se como o idioma do Brasil, herdando várias influências indígenas e africanas, devido à escravidão. Com a independência, em 1822, a língua falada no Brasil sofreu novas influências vindas dos imigrantes europeus, que se instalaram no centro sul do país. Tal fato explica as variações de pronúncia e algumas mudanças superficiais de léxico que existem entre as diferentes regiões do Brasil, que variam de acordo com o fluxo migratório que cada uma recebeu.

Por meio da análise da história é possível compreender um pouco melhor a origem da complexidade da Língua Portuguesa.

Alguns exemplos de gramática, sintaxe entre outros estudados na oficina, com um breve resumo do significado de cada um.

Classe de Palavras: São caracterizadas pelas palavras que usamos diariamente, sendo

dez classes gramaticais: artigo, substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Esta classificação depende, fundamentalmente, das funções que elas exercem em uma oração.

Processo de Formação de Palavras: Os principais processos de formação de palavras, dentro da Língua Portuguesa, se formam de duas formas:

1. Composição: criação de uma nova palavra por meio da união de dois ou mais radicais.

• Composição por justaposição: os radicais se juntam, sem ocorrer alteração fonética (mudança de som).

Concordância: E á circunstância de um adjetivo que pode variar em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere (concordância nominal) e à de um verbo variar em número e pessoa de acordo com o seu sujeito (concordância verbal)”, ou seja, a concordância se faz por meio da acomodação das palavras variáveis ao gênero, número, caso ou pessoa da palavra regente.

Sintaxe de Pronomes: A sintaxe de colocação se preocupa com a adequada distribuição das palavras em uma frase, a fim de se conseguir uma estrutura sem ambiguidades, ou seja, duplo sentido.

Estrutura Sintática do Período Simples: Para entender a estrutura de uma frase devemos, primeiramente, distinguir as diferenças entre expressões que, coloquialmente, são utilizadas de forma inadequada em frase, oração e período.

Pontuação: A pontuação tem por finalidade assinalar as pausas e as entonações na leitura, separar palavras, expressões e orações que precisam ser destacadas e fazer esclarecimentos a respeito de algo que se escreveu.

Crase: Crase é a fusão ou contração de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave. ( ` ).

Regência Verbal: Trata-se das relações de dependências entre termos da oração (termos regentes e termos regidos). Chamamos regentes aos termos que precisam de complementos e de regidos aos termos que completam o sentido do primeiro (Objetos).

Tipos de Discurso: Discursos são as normas textuais que utilizamos para nos referir, no enunciado, às palavras ou pensamentos do nosso interlocutor. Na prática se trata da fala em um texto.

Variações Lingüísticas: Não podemos confundir a fala com a escrita. Apesar de haver correlações, o ato de escrever é muito diferente do ato de falar. E a grande diferença reside, essencialmente, no fato do interlocutor estar presente na hora da fala e ausente no momento em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com