TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Em Tempos Neoliberais

Dissertações: Serviço Social Em Tempos Neoliberais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo dirigido

1- Como se analisa a reconfiguração do Estado capitalista nos anos 1980/1990 e seus impactos para a política social?

A partir da revolução tecnológica e organizacional na produção dos anos de 1980, e do desemprego crônico e estrutural daí gerado, houve uma defensiva dos trabalhadores formais, e um processo de desorganização política da resistência operária e popular. De acordo com a assertiva neoliberal, os trabalhadors estavam com excesso de poder e privilégios por causa dos direitos sociais conquistadox, sendo assim a retomada da taxa de lucros desvincula-se do crescimento e do pleno emprego, quebrando o pacto dos anos anteriores.

Passa-se então, a um perIodo contra-reformista, desestruturando os direitos sociais conquistados no período anterior (anos de ouro), com os ajustes neoliberais, principalmente com um novo perfil das polIticas econômicas e insdustriais desenvolvidas pelos Estados nacionais, como um novo padrão da relação Estado/sociedade civil, como grande influência para o desenvolvimento das políticas públicas e sociais, para a democracia e para o ambiente intelectual e moral, marcado pelo consumismo, hedonismo e autismo.

2 - Segundo Mandel, o que se entende por capitalismo tardio?

O capitalismo tardio, tem como elementos principais a expansão das grandes corporações multinacionais, a globalização dos mercados e do trabalho, o consumo de massa e a intensificação dos fluxos internacionais do capital. Seria maie uma crise de reprodução do capital do que um estágio de desenvolvimento. O capitalismo tardio refere se então ao desenvolvimento pleno das possibilidades do capital considerando esgotado seu papel civilizatório, tendendo a barbárie social.

3 - Ainda segundo Mandel, no que consiste a onda longa de caráter depressivo ou de estagnação?

Na década 1970, as crises clássicas de superprodução, concentração brusca dos rendimentos tecnológicos, a crise do sistema imperialista, a crise social e politica nos países imperialistas, faz com que a “onda longa expansiva” passe para uma “onda longa depressiva”, onde para Mandel, o capital não se recuperaria, não existiria uma retomada expansiva dessa economia.

4 - Disserte sobre a desestruturação do welfare state e as suas implicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com